A Secretaria de Educação de Braço do Norte comemora mais uma conquista: a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, para o 5º e 9º anos superou a metas traçadas para 2017.
Na avaliação do 5º ano, a meta projetada era de 5.8 pontos, sendo que a pontuação ficou em 6.0. Já no 9º ano, a meta projetada para 2017 era de 4.9, sendo que a avaliação atingiu os 5.0 pontos.
Além disso, dos 17 municípios da Amurel, apenas quatro tiveram desempenho melhor do que em 2015: Braço do Norte, Imaruí, Jaguaruna e Sangão. Em Braço do Norte, a nota passou de 5.9, em 2015, para 6.0 em 2017.
O Ideb, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Ele funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.
As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb, para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
Colaboração: Suham Dellatorre / Comunicação Prefeitura de Braço do Norte