O projeto Apollo, desenvolvido pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), iniciado em 1961 com o intuito central de levar o ser humano à Lua, bem como estudar a superfície do nosso satélite natural, foi finalizado no ano de 1972 com a missão Apollo 17.
Essa missão foi lançada no dia 7 de dezembro de 1972, às 5h33 (horário local), em Cabo Kennedy, na Flórida. Contou com a participação de três astronautas: o comandante principal Eugene A. Cernan, o co-piloto Harrison Schmitt, que também era geólogo, e o piloto do módulo de comando Ronald E. Evans.
Depois de 4 dias de viagem, no dia 11 de dezembro, eles conseguiram chegar ao solo lunar, escolhendo uma bacia chamada Taurus-Littrow, famosa por abrigar rochas antigas da superfície do satélite. Durante a missão, foi utilizado um veículo chamado Lunar Roving Vehicle (LRV), que possibilitava aos astronautas percorrerem maiores distâncias sem precisarem caminhar.
O objetivo da missão era explorar o máximo possível do satélite natural, a fim de coletar amostras geológicas, bem como realizar experimentos científicos na Lua. Depois de percorrerem aproximadamente 35,7 km com o Lunar Roving Vehicle, eles então retornaram à Terra, e a missão encerrou-se com o pouso em uma área do Oceano Pacífico, no dia 19 de dezembro de 1972, completando 12 dias, 13 horas, 51 minutos e 59 segundos.
Essa missão entrou para a história da humanidade como a última em que o ser humano desbravou pessoalmente o satélite natural da Terra. Todas as descobertas sobre a Lua ao longo desses mais de 10 anos foram cruciais para a humanidade ampliar sua compreensão sobre o espaço e superar o medo de explorar além do conhecido.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Apollo 17. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_17 Acesso em 11 dez. 2024.