Um recém-nascido foi encontrado na varanda de uma residência por volta da 1h deste domingo (6) às margens da BR-470, no km 39 da rodovia, em Gaspar, no Vale do Itajaí. O menino é saudável, mas deve ficar internado no hospital do município até esta terça-feira (8) e depois ir para um abrigo, de acordo com o Conselho Tutelar.
Segundo Maria Helena Müller, proprietária da casa, a inquilina relatou que acordou para preparar a mamadeira de uma filha e foi até a varanda para pegar uma toalha do varal, quando viu um embrulho no chão. A criança foi enrolada em um cobertor infantil do varal da residência e estava envolta em uma blusa adulta de malha.
“Ela chamou a mim e a outra vizinha para ajudarmos com a criança. O menino é lindo, estava com o umbigo amarrado por um fio de linha. O médico do Samu disse que ele devia ter em torno de 4 horas de vida. Meu marido e eu gostaríamos de adotá-lo, pois só temos uma filha que já tem 20 anos. Fomos ao fórum dizer do nosso interesse, mas nos disseram que há uma fila e pode ser difícil ficar com a criança. Vamos torcer.”, diz Maria Helena.
Destino
A Polícia Militar e o Serviço Móvel de Urgência (Samu) foram chamados pelas três mulheres. A criança foi encaminhada ao hospital de Gaspar onde deve permanecer até esta terça-feira, um período mínimo recomendado a todos os recém-nascidos. Por meio de sua assessoria, a casa de saúde confirmou que o garoto é recém-nascido e saudável.
De acordo com a conselheira tutelar Erica Monteiro Marques, quando deixar o hospital, o bebê deve ser levado para uma instituição de acolhimento. "O menino permanece no abrigo, enquanto a polícia procura pela mãe, que pode voltar atrás do abandono, ou por algum parente. A prioridade para ficar com a criança é sempre de um parente. Depois, a Justiça deve definir o futuro do menino", explica a conselheira.
Com informações do site G1 SC