Criança, com dois dias de vida, estava enrolada em uma manta de crochê. Mãe deixou uma carta dizendo que estava sofrendo em deixar o bebê.
Um bebê recém-nascido foi deixado dentro de uma igreja em Palhoça, na Grande Florianópolis, no início da tarde desta quarta-feira (17). A menina estava em uma bolsa em frente ao altar. De acordo com a sacristã da Igreja Matriz de Palhoça, havia uma carta com a criança.
“Tinha um cobertorzinho. Ela estava enroladinha em uma manta de crochê de várias cores e vestia um macacão azul e uma touca na cabecinha. Tinha uma carta escrita a caneta em uma folha de caderno pequeno que dizia: ‘Só Deus sabe a dor que estou sentido, assinado mãe’”, detalha Lenir Hilleshein, sacristã.
Segundo ela, a carta não estava identificada. Um homem viu o bebê e chamou a funcionária da igreja. “Foi muito rápido. Eu estava no meu intervalo e nesse horário sempre tem bastante gente circulando”, afirma Lenir. A carta informava que o nome da bebê é Valentina.
Quando a Polícia Militar chegou ao local, pouco depois das 12h30, a neném estava chorando. “Ela botava a mãozinha na boca, talvez com fome, e suava muito, porque estava bem agasalhada. Quando o policial a pegou no colo, ela parou de chorar”, lembra Lenir.
De acordo com o Conselho Tutelar de Palhoça, a bebê foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu para o Hospital Regional São José. A menina tem dois dias e estava com o umbigo ainda inflamado, conforme o Conselho. O hospital informou que a criança passa bem.
Conforme o site G1 SC, ela deve permanecer na unidade de saúde até que a Justiça determine o acolhimento. Segundo o Conselho Tutelar, não há suspeitas sobre os familiares da criança.