O valor total de R$ 1,9 bilhão será depositado para 1,22 milhão de contribuintes
Está disponível aos brasileiros, a partir desta sexta-feira (30), as restituições do quinto e último lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022 .Os pagamentos, disponibilizados pela Receita Federal, também abrangem restituições de anos anteriores. No total, deve ser pago um montante de R$ 1,9 bilhão.
Os valores serão pagos na conta bancária do contribuinte, que foi informada na Declaração de Imposto de Renda. Para os contribuintes que entregaram a declaração neste ano, mas não receberam a restituição, a recomendação é verificar se não caiu na malha fina. A Receita Federal informou que 1,03 milhão de declarações foram retidas neste ano.
Neste novo lote de pagamento, os valores serão restituídos a 1.220.501 contribuintes, dos quais a maioria não são de grupos prioritários, que entregaram declarações neste ano ou retificaram declarações de exercícios anteriores.
No entanto, há também grupos que tem prioridade legal, como: idosos acima de 80 anos (que somam 5.201); idosos entre 60 e 79 anos (36.492); contribuintes com alguma deficiência física, mental ou doença grave (4.247 ) e 15.378 cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Neste ano, os contribuintes puderam enviar a declaração até maio. Mas apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
Como consultar
O contribuinte pode consultar se teve valores liberados na página da Receita Federal, onde deve clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. Também é possível realizar pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e verificar se há inconsistência de dados. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A restituição fica disponível no banco durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Com informações do ND+