Geral

Recadastramento imobiliário revela curiosidades

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Balneário Rincão

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Balneário Rincão

O recadastramento imobiliário de Balneário Rincão, que está em execução desde o final do ano passado e irá atualizar a base de dados do município, apresentou algumas curiosidades ao longo do processo de trabalho.

Entre elas, lotes com matrícula dentro de lagoas, lagoas loteadas ou ainda terrenos vazios, porém cadastrados com alguma área construída. A partir do trabalho de recadastramento, foi possível revisar, corrigir e atualizar essas situações, refletindo de maneira mais correta a realidade das construções no município.

O objetivo de realizar o recadastramento imobiliário é gerar uma nova e atualizada base cartográfica, para uma melhor gestão e planejamento do município. O trabalho é realizado por uma equipe da empresa Ecosfera Engenharia Ambiental.

Ainda entre as curiosidades que apareceram no decorrer do processo, outra recorrente foi a documentação de alguns prédios, cadastrados como um único imóvel, ao invés de cada unidade habitacional possuir sua própria matrícula. 

Com o trabalho de atualização de dados, será possível oferecer um acesso facilitado às informações do município, melhorando a prestação de serviço à comunidade. A atualização do cadastro servirá de base para o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2015, baseando-se na área real de cada imóvel e promovendo a justiça fiscal. Dessa maneira, não será efetuado um aumento no IPTU, mas sim uma readequação para a realidade dos imóveis. 

O Sistema de Informações Georreferenciadas – SIG, que também está em fase de implantação, será uma plataforma multifinalitária, que poderá conter dados de diferentes áreas como Saúde, Educação, Assistência Social, auxiliando na gestão municipal.

"Um sistema de informações georeferenciadas atualizado e confiável é um investimento muito importante para um município planejar e gerenciar a cidade, principalmente no nosso caso, um novo município que ainda tem muito a fazer", explica o prefeito Décio Góes.  

Até o momento, o levantamento de dados do recadastramento imobiliário já identificou quase 26 mil imóveis no município.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Balneário Rincão