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Ramal para o Farol não tem data para iniciar

Inicialmente, a estimativa é que os trabalhos comecem entre o fim deste mês e o começo do próximo. Mas isso é apenas uma projeção. Algo de mais concreto pode ser anunciado nesta semana.

As obras no trecho de Laguna da SC-100 estão mais aparentes. Todavia, é fato que deveriam estar mais avançadas. Os serviços feitos no momento visam a pavimentação, com asfalto, do trecho entre a balsa, em Laguna, e o Camacho, em Jaguaruna. O ramal para o Farol de Santa Marta, com paralelepípedos, segue sem previsão de quando começa.

Conforme o gerente geral da secretaria de desenvolvimento regional em Laguna, Antônio dos Santos, uma data deverá ser formalizada nesta semana. “Inicialmente, existe a expectativa que os trabalhos por lá comecem entre o fim deste mês e o começo de abril”, revela Antônio.

Quanto ao cronograma de trabalho da Setep, de Criciúma, executora dos 15,540 quilômetros de asfalto, o diretor geral garante que tudo está dentro do cronograma. “A empresa, infelizmente, foi prejudicada em virtude da temporada de verão e do Carnaval. O ritmo precisou ser diminuído. Mas temos a garantia de que tudo será finalizado dentro do previsto”, argumenta.

Conforme o contrato, a empresa tem 18 meses para efetuar a pavimentação da rodovia, ou seja, tudo deve estar pronto em abril do próximo ano. No momento, uma equipe atua no trecho da Lagoa do Noca. A rede de interligação entre as duas faixas d’água, que garante a oxigenação de todo o manancial, está pronta.
O alargamento da estrada também foi concluído. Agora, é feito o levantamento da rua, com pedras. Com o asfaltamento, a rodovia ficará pelo menos um metro acima do nível da lagoa.

Desapropriações ainda precisam ser pagas

Um dos pontos que influenciou no atraso dos trabalhos de pavimentação do trecho de asfalto na SC-100, entre a balsa, em Laguna, e o Camacho, em Jaguaruna, é o fato das desapropriações dos terrenos particulares ainda não terem sido pagas. Os processos, assegura o diretor geral da secretaria de desenvolvimento na Cidade de Anita, Antônio dos Santos, estão em andamento e tudo deverá estar solucionado em aproximadamente 30 dias.

O recuo de cercas e muros é um dos trabalhos ainda em execução. Isto é feito na extensão compreendida entre a Passagem da Barra e as proximidades do acesso ao Farol de Santa Marta. Neste mesmo trecho, também são executadas as obras-de-arte especiais (bueiros, por exemplo) e implantação da rede de drenagem.
A Setep, de Criciúma, executora do projeto, também atua entre a balsa e a comunidade da Passagem da Barra, com o aterro da estrada, e um pouco após a comunidade de Campos Verdes, na terraplanagem e implantação da nova rede de drenagem.

Interpraias l O projeto

♦ Além de integrar a rodovia Serramar, a SC-100 também faz parte da Interpraias, que tem o intuito de interligar o litoral sul por meio de uma rodovia turística, entre Laguna e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul.
♦ Em um trajeto de 138,9 quilômetros, o investimento foi dividido em cinco lotes. O primeiro a ficar pronto foi o trecho 4: a estrada do Camacho, em Jaguaruna, cuja inauguração ocorreu em outubro de 2009.
♦ O segundo está em obras e é referente ao trecho 5, entre a balsa, em Laguna, e o Camacho, com um ramal para o Farol de Santa Marta. Os três primeiros lotes não têm previsão de quando serão feitos.
♦ A Interpraias foi projetada para interligar as cidades de Passo de Torres, Balneário Gaivota, Balneário Arroio do Silva, Araranguá, Içara, Jaguaruna, Laguna e Garopaba.
♦ A pavimentação dos cinco lotes tinha custo inicial estimado em R$ 390 milhões.

SC-100 l As obras

♦ A ordem de serviço para a pavimentação da SC-100 foi assinada no dia 19 de dezembro de 2010. Mas, como não haviam as licenças ambientais, a execução do serviço começou somente em maio de 2011. A parte em asfalto compreende o trecho de 15,540 quilômetros entre a balsa, em Laguna, e o Camacho, em Jaguaruna.
♦ A obra é executada pela Construtora Setep, de Criciúma. O valor do trabalho ficou em R$ 20.929.047,40. Já a A. Mendes, de Gravatal, terá a missão de pavimentar, com paralelepípedos, os 2,280 quilômetros de acesso ao Farol de Santa Marta. O valor licitado foi de R$ 2.770.115,66. Esta parte da obra ainda não começou e não há prazo para isso.
♦ O Plano Ambiental Básico e a supervisão dos trabalhos serão feitos pela Prosul, de Palhoça. A empresa venceu as duas licitações. A primeira custará R$ 4.263.961,85 e a segunda receberá investimento de R$ 2.492.353,44.

Notisul