Aproximadamente 40% do trabalho foi concluído
As obras de pavimentação da Rodovia SC-436, conhecida como “Estrada de Albertina”, entre os municípios de Imaruí e São Martinho, no Sul do Estado, estão avançando em ritmo acelerado – aproximadamente 40% do trabalho foi concluído e a finalização de todo o trecho está prevista para o primeiro semestre de 2015. A estrada dá acesso ao Santuário da beata Albertina Berkenbrock. Ontem, o governador Raimundo Colombo sobrevoou o trecho de 7,5 quilômetros entre São Martinho e a comunidade de São Luís, no município de Imaruí, onde nasceu Albertina.
O valor total do investimento do governo do Estado é da ordem de R$ 4,5 milhões. “Essa é uma obra muito importante, uma dívida que estamos quitando com a comunidade. A nova estrada vai proporcionar um ganho muito grande em qualidade de vida e na oferta de serviços. Conseguimos vencer as dificuldades operacionais e agora estamos avançando para entregar essa grande obra nos próximos meses”, afirmou o governador.
Em 2010, a empreiteira vencedora da primeira licitação pública para as obras iniciou a pavimentação dos 7,5 quilômetros. Porém, conforme o site Diário do Sul, só tinha executado 900 metros da camada asfáltica quando o Estado, em razão do descumprimento de diversas cláusulas do contrato, realizou nova licitação, vencida por outra empreiteira.
A nova contratada reiniciou as obras em agosto de 2014, mas a construtora vencedora em 2010 conseguiu na Justiça a suspensão dos trabalhos temporariamente, por discordar da nova contratação. Em setembro do ano passado, o Tribunal de Justiça autorizou a retomada das obras, atendendo à solicitação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Agora as obras estão avançando e beneficiando a rotina dos moradores e turistas. O comerciante Antônio de Souza tem um mercado em frente ao Santuário e afirma que o asfalto vai mudar muito a rotina da região. “A estrada de chão dificultava muito o acesso, tinha empresa de ônibus que já estava cancelando as visitas. Mas a parte com asfalto já melhorou bastante o acesso e vai melhorar ainda mais quando tudo ficar pronto”, comparou.
O comerciante conta que o Santuário recebe visitantes de diferentes regiões do país, principalmente aos domingos. Nesta quarta-feira, Mário César Severino, 52 anos, aproveitou para visitar o local com a família, de Capivari de Baixo. “Essa é a segunda vez que visito o Santuário e já deu para perceber que o acesso melhorou muito. Quando a estrada toda ficar pronta, vou vir mais vezes e acho que muitas outras pessoas começarão a visitar também, afirmou.