Saúde

R$ 1,3 milhão: verba é liberada para UTI em Laguna

Unidade de saúde é um dos principais empregadores da Cidade Juliana. Tem 150 colaboradores diretos, divididos em quatro macrocategorias.

Foto: Elvis Palma/Divulgação/Notisul

Foto: Elvis Palma/Divulgação/Notisul

A direção do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, o segundo maior da região, recebeu uma grande notícia no fim desta semana: a liberação de R$ 1,3 milhão que permitirá a abertura de dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI na Amurel – este setor ainda não funciona no local. É voltado para atendimentos de alta e média complexidades. 

Sempre que necessário, pacientes são encaminhados para a UTI adulta ou Neonatal do Hospital Nossa Senhora da Conceição – HNSC, em Tubarão, o maior da Amurel, e o único que detém este tipo de leito.

O recurso foi garantido após um convênio assinado no dia 4 do mês passado pelo governador Raimundo Colombo e pelo vice Eduardo Pinho Moreira, que é de Laguna. A diretora do Bom Jesus, Regina Ramos dos Santos, informa que o dinheiro será usado para a compra de parte dos principais e os mais caros equipamentos necessários para a ativação da UTI. Em nota, a diretoria do hospital agradece o comprometimento do governo do estado e informa que o processo de aquisição será iniciado nos próximos dias.

O movimento para a criação de um hospital em Laguna começou no século 19. Os primeiros documentos datam de 1855. O trabalho iniciou oficialmente em 3 de abril de 1855, quando o presidente da Província de Santa Catarina sancionou lei autorizando a criação do primeiro hospital do sul do estado, denominado São Francisco de Assis. O termo de abertura do primeiro livro de atas, rubricado por Pedro Francisco da Silva, primeiro provedor, tem a data de 28 de setembro de 1855.

Com informações do site Notisul