Acusado tem 29 anos e está sob custódia da polícia norte-americana
O brasileiro preso nos Estados Unidos, sob a acusação de ter estuprado uma menina de 13 anos, em Criciúma, no Sul catarinense, foi identificado pelas autoridades norte-americanas como Thomas Francis Donschat, de 29 anos. Não se obteve contato com a defesa do acusado.
Conforme apurado pela reportagem, o homem manteve relação sexuais com a vítima, menor de idade, entre fevereiro e maio de 2019, em pelo menos cinco ocasiões. Os crimes teriam ocorrido em motéis, em Criciúma. Um lado pericial ainda identificou que o suspeito tirou a virgindade da adolescente.
Ele foi preso no dia 23 de junho em Baltimore, Maryland. Segundo o Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês), o homem ingressou no país em uma data e local desconhecidos, sem ser inspecionado ou admitido. Possivelmente tenha entrado pela fronteira com o México.
Contra o suspeito, segundo as autoridades norte-americanas, havia um mandado de prisão, emitido em junho de 2020, pelo TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), devido à acusação de estupro de vulnerável.
Procurado pelo ND+, o TJSC informou que processo tramita em segredo de justiça, impossibilitando o fornecimento de mais informações. O judiciário relatou apenas que o mandado de prisão foi expedido, porque não foi possível a citação do réu no processo e o paradeiro dele era desconhecido.
Donschat permanecerá sob custódia dos agentes de Operações de Execução e Remoção (ERO, em inglês) até a conclusão do processo de remoção do país.
Com informações do ND+