Dois containers de lixos sólidos, o equivalente a quatro toneladas, oriundos do fluxo de visitantes da alta temporada e resíduos trazidos pelo mar foram recolhidos no sábado (28) nas praias da Cigana e do Cardoso, no Farol de Santa Marta, em Laguna.
Os principais materiais encontrados foram latas, garrafas, restos de churrasqueiras, guarda-sol, cadeiras de praia, caixas e redes de pesca e sacolas plásticas.
João Baiuka, principal organizador, ressalta que a ação contou com o apoio de aproximadamente 30 pessoas que se dedicaram ao bem comum da comunidade e trabalharam para compensar as atitudes de pessoas inconscientes e mal-educadas. “Parabéns a todos que dedicaram um pouco tempo e contribuíram com força e dedicação na limpeza das praias. Ao mesmo tempo, é uma grande vergonha arrecadar mais de quatro toneladas de lixos em tão pouco tempo. O mínimo que esperamos em troca é a conscientização de que a praia é o nosso quintal de casa e devemos mantê-la limpa!”, destaca.
Novas ações serão realizadas e os organizadores esperam contar com o apoio e com a participação de um número cada vez maior de voluntários (membros da comunidade, turistas). “Com um maior número de participantes a limpeza ficará cada vez mais fácil e poderá ser realizada com maior constância”, concluí João.
Com informações do jornal Notisul
[soliloquy id=”111573″]