Novo relatório divulgado pelo IMA mostra que, apesar do aumento no movimento por conta do Carnaval, a balneabilidade no litoral sul segue estável
O IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) divulgou o relatório de balneabilidade com os resultados das análises realizadas na semana de 12 a 16 de fevereiro de 2024. No litoral Sul de Santa Catarina, dos 35 pontos analisados em oito praias, apenas quatro seguem impróprios para o banho.
Os quatro pontos impróprios são os mesmos divulgados no relatório de balneabilidade na semana passada. Todos os outros estão próprios. O relatório completo do IMA pode ser acessado aqui.
Confira os pontos impróprios no Litoral Sul:
- Praia do Arroio do Silva (Ponto 03) Avenida Mondardo – Foz do arroio
- Arroio da praia das Gaivotas (Ponto 02) Na foz do riacho, no mar
- Praia do Rincão (Ponto 05) Arroio da Praia do Rincão – No arroio
- Lagoa de Cabeçudas (Ponto 04) Em frente ao km 313 da BR-101
De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados em todo o litoral catarinense, 155 estão próprios para banho, uma queda em relação ao relatório da semana passada, quando 160 pontos estavam próprios.
Atenção aos banhistas
Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais. As chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.
Próprio e Impróprio
Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado PRÓPRIO quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
O ponto é considerado IMPRÓPRIO quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Com informações do site ND+