Geral

Quase duas toneladas de lixo retirado da SC-446

Domingo começou com mutirão de limpeza em trecho da rodovia.

O mutirão de limpeza realizado a partir das 8h30min da manhã de hoje na SC-446 resultou na retirada de quase duas toneladas de lixo dos entornos da rodovia. Cerca de 50 pessoas, divididas em dois grupos, fizeram a limpeza no trecho entre os limites de Cocal do Sul com Urussanga e Cocal do Sul com Morro da Fumaça, o que totaliza dez quilômetros de estrada.

A iniciativa do mutirão é do Lions Clube de Cocal do Sul, que contou com a colaboração de outras entidades, como a Apae Jovem e o LEO Clube do município, além do 79º Grupo de Escoteiros, a associação de moradores do Jardim das Palmeiras e a Fundação do Meio Ambiente de Cocal do Sul (Fundac).

Surpreso com a quantidade de lixo recolhido, o coordenador do mutirão e membro do Lions, Aleir Correa, diz que é preciso conscientização das pessoas sobre o que é jogado no meio ambiente. "Nós encontramos fogão a gás, jogo de bancos automotivos completo, vasos sanitários e muito entulho, mas o que nós mais retiramos foram garrafas de cerveja, aquelas long neck", explica Correa.

A fim de colaborar com a ação, a vendedora Jeruza Morona levou o filho André, de sete anos, para ensiná-lo sobre como é errado jogar lixo na rua ou pela janela do carro. Outro participante do mutirão, Rafael Jung, de 11 anos, é escoteiro e pela primeira vez realizou um trabalho deste tipo. Já o escoteiro João Antônio Muller Padilha diz que eles tem como obrigação ajudar a comunidade. "Como escoteiros, nós participamos de várias ações em prol da sociedade, como os pedágios da Apae e a campanha do agasalho. Hoje viemos aqui por livre e espontânea vontade", explica Padilha.

Engeplus/Vanessa Amando

Foto: Ana Paula Cardoso