Com tudo novo no dia 29 de setembro às 15 horas na presença do Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, o Quartel do Corpo de Bombeiros de São Ludgero será inaugurado. A data e horário foram confirmados na tarde dessa quinta-feira, 10 de setembro, com a concordância da Administração Municipal de São Ludgero, Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) e o Comando de Bombeiro Militar de Santa Catarina.
O investimento do Município de São Ludgero, Governo do Estado e da Cegero no projeto do Quartel do Corpo de Bombeiros ultrapassa a cifra de R$ 1,5 milhão. O sonho da instalação do Corpo de Bombeiros no município começou a se tornar realidade no início de 2013 quando o prefeito Volnei Weber manteve contato com o Comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Braço do Norte, Capitão BM Diogo de Souza Clarindo demonstrando o interesse da Administração Municipal. A inauguração do Quartel com tudo novo será um marco histórico para São Ludgero, para a região Sul e para Santa Catarina.
Na parceria o Município de São Ludgero entrou com o terreno, as adequações para transformação da Rodoviária Municipal no Quartel e a mobília, o Governo do Estado disponibilizou uma Ambulância ASU zero km, um veículo utilitário e inúmeros equipamentos, todos novos. Já a Cegero investiu na compra de um chassi e transformação em um Caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR). Para seu funcionamento o Governo do Estado disponibilizará um total de 8 bombeiros militares e o município assumiu o compromisso de disponibilizar sete bombeiros comunitários. Ao falar sobre a inauguração o prefeito Volnei Weber lembra que o quartel é resultado de um esforço conjunto. “A luta foi constante, intensa e mais uma vez se demonstrou na prática que quando existe parceria e união de lideranças os resultados são alcançados. Ganha a população de São Ludgero e também a região. Todos os envolvidos e engajados neste objetivo estão de parabéns”, ressalta.
O Corpo de Bombeiros de São Ludgero, que é comandado pelo 3º Sargento BM Giovane Batista Martins, está funcionando desde janeiro de 2014 em uma sala no prédio da Prefeitura Municipal. Até o momento realiza somente a parte de vistoria e fiscalização.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber