De sábado para ontem, ele apresentou uma melhora na dificuldade para falar e movimentar o lado direito do corpo
Apesar de estar em estado grave, com suspeita de nova isquemia cerebral, o prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini, apresentou uma melhora entre a noite de sábado e a manhã de ontem. Conforme o último boletim divulgado pelo Hospital Socimed, a evolução ocorreu no que diz respeito à dificuldade de falar e movimentar o lado direito do corpo.
Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição desde a madrugada de sexta-feira, quando sofreu mais um Acidente Vascular Encefálico (AVE). E não há previsão de alta.
“Ele pode nos surpreender e estar de volta em breve”, declara o vice-prefeito Pepê Collaço. No sábado, o prefeito teve uma perda discreta da força no lado direito do corpo e as medidas para controle da doença foram reforçadas.
No dia anterior à internação, quinta-feira, ele trabalhou normalmente na prefeitura. A doença foi da mesma intensidade da sofrida em agosto do ano passado, quando Bertoncini ficou internado por alguns dias, em Tubarão e, depois, afastou-se de suas funções por quase um mês. Na época, ele passou o cargo ao vice Pepê Collaço para continuar o tratamento em São Paulo.
O prefeito Bertoncini ainda não descartava, no ano passado, a possibilidade de se candidatar à reeleição. Mas estava ciente de que o seu estado de saúde poderia impedi-lo. Desde 2008, assim que foi eleito, ele descobriu um câncer de pulmão metastático. Desde então, é submetido a sessões de quimioterapia.
Boletins divulgados
• 17 de junho – domingo (ontem)
Paciente: Manoel Antônio Bertoncini Silva
Portador de câncer de pulmão em quimioterapia com doença estável.
Paciente em tratamento de isquemia cerebral. Nas últimas 24 horas apresentou discreta melhora na dificuldade de falar e movimentação do lado direito do corpo. Ainda com quadro clínico grave e internado na UTI. Sem previsão de alta da UTI.
Artur Furlaneto Fernandes
CRM 11964
Neurologia Clínica
• 16 de junho – sábado
Quadro clínico com piora nas últimas horas tendo suspeita de nova isquemia cerebral. Mantém quadro grave.
Hoje com perda discreta de força do lado direito do corpo. Aumentadas as medidas para controle da doença.
Kleber Serafim Dal Toé
CRM 9789
Diretor técnico Hospital Socimed
Notisul