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Publicitária de São Ludgero conquista 2º lugar em Prêmio Nacional

Concorrendo com projetos de todo Brasil, Layse Andrade Cardoso, foi destaque no 43º Concurso Universitário de TCC 2024

Foto: Divulgação

Um dos mais tradicionais concursos publicitários do mercado promovido pela Associação de Profissionais de Propaganda do Brasil (APP Brasil), reconheceu na última semana os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do país. Estre os destaques, ficou a egressa do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário UniSatc, Layse Andrade Cardoso, que conquistou o 2º lugar no Prêmio Nacional. Com um trabalho que abordou o etarismo no mercado publicitário, a jovem garantiu um grande reconhecimento no 43º Concurso Universitário de TCC 2024, Prêmio Prof. Ricardo Ramos.

O TCC de Layse trouxe à tona o preconceito etário, com foco na inclusão de mulheres com mais de 50 anos em campanhas digitais no Sul de Santa Catarina. Em seu projeto, a publicitária analisa a falta de interesse dos clientes em incluir esse público feminino em campanhas, onde se tem a preferência por personagens masculinos e a resistência à inclusão das mulheres em mídias digitais.

“Escolhi este tema porque reflete uma preocupação urgente e relevante: o envelhecimento da população e os impactos dessa transformação na sociedade, especialmente no campo da comunicação. Além disso, é um tema que me inspira pessoalmente, pois estimula reflexões sobre preconceitos enraizados, como o etarismo, e sobre a importância de incluir um público frequentemente ignorado pela mídia, apesar de sua relevância crescente. Outro fator motivador foi o desejo de contribuir para a conscientização e transformação do mercado publicitário, desafiando estereótipos e promovendo uma representação mais autêntica e inclusiva das mulheres 50+”, explica Layse.

Para o coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda da UniSatc, Gutemberg Geraldes, o sentimento de orgulho pela conquista dos alunos é gigante. “Esse reconhecimento é a certeza do excelente trabalho que promovemos de ponta a ponta. Porque não é só sermos considerado o melhor curso de publicidade e propaganda de Santa Catarina, mas também termos um grau altíssimo de empregabilidade e premiações de destaque em âmbito estadual e nacional. Tudo isso se dá pelo nosso projeto pedagógico, mas também, e principalmente, pela qualidade de nossos professores. É isso que faz com que nossos alunos acreditem no nosso Projeto de educação e se doem para se tornarem excelentes publicitários”, relata.

A solenidade de premiação ocorreu na Rede Globo, com avaliação das categorias Campanha Publicitária e Monografia.

Reconhecimento Nacional

Com o propósito de ser uma ponte essencial entre a teoria e a prática, o Prêmio da APP Brasil destaca a relevância dos projetos acadêmicos ao futuro do mercado publicitário e proporciona aos alunos uma experiência enriquecedora, sendo um impulsionador de suas carreiras.

Diante de um cenário em que a população idosa cresce rapidamente, o estudo da egressa da UniSatc investiga como as agências publicitárias da região lidam com a representatividade do público de mulheres 50+. “O projeto explora como as agências publicitárias lidam com a representatividade desse público em um cenário demográfico que está se transformando, marcado pelo rápido crescimento da população idosa. A pesquisa investiga as atitudes, práticas e barreiras enfrentadas pelas agências. Esse projeto foi desenvolvido com apoio indispensável da minha orientadora, Lúcia Búrigo. Juntas, criamos um material significativo, que vai além da academia e tem uma contribuição real para a sociedade, especialmente no campo da publicidade”, pontua a publicitária.

O reconhecimento nacional abre destaque para discussões relevantes e possibilita a validação de projetos iniciados no meio acadêmico. “Representar meu município, meu estado e minha instituição, vindo de uma cidade do interior, é uma emoção única. Saber que tantas pessoas vibraram junto comigo pelas minhas conquistas tornou a experiência ainda mais especial. Esse reconhecimento mostrou que um TCC não é apenas um trabalho acadêmico; ele pode abrir portas, criar oportunidades e ampliar nosso networking”, comemora.

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