Psicóloga Juliana Piucco, ressalta que este processo possibilita o individuo a ampliar sua consciência sobre ele próprio, aprendendo com seus sintomas.
Psicoterapia é uma palavra meio que desconhecida no dia-a-dia das pessoas, mas que geralmente muitas necessitam passar por este processo e nem sabem. Não é algo destinado somente às pessoas que estão doentes, com depressão, mas sim àqueles que desejam criar oportunidades para que aprendam sobre si mesmo.
Há seis anos oferecendo este serviço em Lauro Müller, a psicóloga Juliana Piucco, ressalta que este processo possibilita o individuo a ampliar sua consciência sobre ele próprio, aprendendo com seus sintomas.
Conforme a psicóloga, é um processo muito bom, de facilitação de mudança. Quando o indivíduo não está satisfeito com o andamento de sua vida, não está feliz, ou está vivendo algum sofrimento e não consegue superá-lo, deve passar por este processo.
“Muitas vezes nos esbarramos em situações, as quais não conseguimos encontrar respostas que sejam satisfatórias, e com isso surge a necessidade de ampliar a consciência a seu próprio respeito”, acrescenta.
Tipos de psicoterapia
Atualmente diversos tipos de psicoterapia já são oferecidos. A mais comum e uma das mais eficazes, de acordo com a psicóloga, é o individual, pois se tem maior facilidade de exposição por parte do cliente, o que gera uma grande intimidade. A duração de uma sessão individual é de 50 minutos.
Outro tipo de psicoterapia é em grupo, onde o indivíduo interage com outras pessoas em um espaço preparado para facilitar com que ele se perceba neste contato, permite que ele experimente um número riquíssimo de situações onde pode se dar conta de sua maneira de funcionar no contato com o outro.
“O que geralmente causa sofrimento ao ser humano está ligado a algo inadequado na maneira como ele funciona na relação com o outro, dessa forma a psicoterapia em grupo se torna uma ótima chance de conhecer e superar as dificuldades que perturbam e causam sofrimento”, explica Juliana.
Psicoterapia de casal e família é mais um dos vários tipos do processo. Neste caso a psicoterapia visa facilitar com que os membros da família ou casal ampliem consciências negativas, facilitando com que os distúrbios ligados a estrutura familiar possam ser superados.
“Na natureza todas as estruturas, em seu início de formação, apresentam uma maior fragilidade, o que também é verdadeiro em relação ao ser humano” afirma Juliana, acrescentando que dessa forma não há porque se estranhar a frequente necessidade de um facilitador (processo psicoterapêutico) para assegurar o bom andamento do desenvolvimento humano.
Com muita freqüência os sintomas apresentados pelas crianças e adolescentes são a expressão de distúrbios ligados a estrutura familiar ou parental, nesses casos (que são maioria) se faz necessário o acompanhamento simultâneo da família.
A profissional, Psicóloga Juliana Piucco, atende na Fisioclinica. Em caso de dúvidas você pode entrar em contato pelo fone: (48) 9107-7329.