O terceiro trimestre de 2015 tem previsão de chuva e temperatura acima da média em Santa Catarina, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado. Agosto, setembro e outubro devem ter a influência do El Niño, fenômeno que pode ser de moderado a forte neste ano.
Para estes meses, a chuva deve ser bem distribuída, mas podem ocorrer períodos prolongados sem chuva, como está previsto para a primeira quinzena de agosto, segundo a Epagri/Ciram.
O trimestre também pode ser marcado pela atuação dos ciclones extratropicais, que oferecem perigo às embarcações no Litoral catarinense, quando os ventos fortes e mar agitado muitas vezes resultam em ressaca.
Em relação à temperatura a previsão é que o inverno termine e a primavera comece com temperatura acima da média, com maior diferença na temperatura mínima. Ainda assim, podem ocorrer momentos de frio, com curta duração, entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de setembro. Este ano a primavera inicia às 5h21 do dia 23 de setembro.
De acordo com a Epagri/Ciram, quando chegarem massas de ar de origem polar são esperadas temperaturas próximas de 0ºC e negativas nas áreas altas do estado, resultando na formação de geada. Neve também pode ocorrer se o frio vier acompanhado de umidade, com maior probabilidade para as áreas altas da Serra.
Com informações do site G1 SC