Os voluntários estarão presentes em cinco supermercados recebendo as doações que serão entregues para doze instituições.
Como já é de costume em Criciúma, no sábado (8), os principais supermercados da cidade irão receber mais uma edição do Mercado Solidário. A ação filantrópica já arrecadou 18,6 toneladas de mantimentos em cinco anos. A 6ª edição contará com aproximadamente 100 voluntários, distribuídos em cinco supermercados.
O objetivo da ação é arrecadar donativos que posteriormente serão entregues em instituições beneficentes da região. As entidades beneficiadas nesta edição são: Abrigo Municipal Lar Azul, Associação Beneficente Nossa Casa, Associação de Amigos Dos Autistas (AMA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação da Terceira Idade Rede Viva, Asilo São Vicente de Paulo, Bairro da Juventude, Casa de Repouso Bom Jesus, Casa Guido, Casa Lar Especial Valentes de Davi, Instituto de Educação Especial Diomício Freitas e Lar de Auxílio aos Idosos Feistauer.
Os voluntários estarão na entrada dos supermercados Bistek Centenário, Giassi Centenário, Angeloni Center, Giassi Santa Bárbara e MM Rosso Quarta Linha. Identificados com camisetas, eles irão explicar de uma forma rápida como funciona ação e suas principais necessidades, solicitando a doação dos clientes, que posteriormente poderão deixar os donativos na saída do estabelecimento com os voluntários.
“A ideia é de realizar uma ação que ajude o maior número de instituições ao mesmo tempo e com a participação ativa da comunidade”, afirma um dos organizadores, Davi Antônio Baesso Reddig. “É uma atitude rápida, sem muitos custos e que se todos praticarem o resultado é gigantesco”, completa.
De acordo com a psicóloga da AMA, Ledjane Sachet Ghisi, a ação tem grande importância para a instituição. “Toda doação é bem-vinda. Atualmente temos 98 alunos e necessitamos destas doações para suprir necessidades básicas, como as refeições e a limpeza. Precisamos desta ajuda para manter a escola”.
Ela também afirma que o projeto ajuda na divulgação da instituição e acredita que a comodidade que ele traz, aumenta as doações. “Eu me coloco no lugar do consumidor. Muitas vezes nós não temos tempo para realizar uma doação pessoal, levar algo em determinado lugar, ali a pessoa não tem a necessidade de vir nos visitar, já faz a doação no mercado mesmo”, comenta.
Sucesso garantido
Os organizadores apostam uma meta de 5,5 toneladas para a edição deste ano. Segundo Reddig, a ação já é um sucesso. “A cidade já reconhece e confia no trabalho realizado por nós. É muito legal quando alguém passa no mercado e diz que já doou ano passado e vai doar de novo, isso só nos faz ter certeza que estamos fazendo do jeito certo”.
Dever cumprido
A cada ano, o Mercado Solidário vem aumentando a quantidade de instituições beneficiadas, o que torna o desafio e a recompensa maiores ainda. “A alegria é ainda maior quando no dia seguinte nós levamos carros e mais carros cheios de produtos para cada instituição ajudada, ver a reação de idosos e crianças recebendo as doações, faz repensar cada atitude e só reforça que o Mercado Solidário é sim uma grande filantropia”, afirma Reddig.
Veja os mercados participantes da edição de 2016:
-Bistek Centenário
-Giassi Centenário
-Angeloni Center (Centenário)
-Giassi Santa Bárbara
-MM Rosso Quarta Linha
Veja as instituições beneficiadas:
– Abrigo Municipal Lar Azul
– Associação Beneficente Nossa Casa
– Associação de Amigos do Autista (AMA)
– Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
– Associação Lar da Terceira Idade Rede Viva
– Asilo São Vicente de Paulo
– Bairro da Juventude
– Casa de Repouso Bom Jesus
– Casa Guido
– Casa Lar Especial Valentes de Davi
– Instituto de Educação Especial Diomício Freitas
– Lar de Auxílio aos Idosos Feistauer
Colaboração: Vitor Netto / Comunicação Mercado Solidário