Desde que foi lançado, em 1998, já são mais de 7,1 milhões de candidatos que se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado neste fim de semana em todo o país. Participam das provas os alunos que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
Considerado como principal porta para o ensino superior, o Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes cursarem as mais de 500 universidades, entre federais, particulares e comunitárias, as quais utilizam do resultado do exame como critério de seleção de complemento ou substituição do vestibular. Além do acesso, o aluno pode concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos, o ProUni, ao Financiamento Estudantil (Fies), aos intercâmbios pelo Ciência sem Fronteiras e a certificação do ensino médio.
Além das aulas normais, alguns colégios optam por fazer atividades extras para ajudar no desempenho dos alunos durante as provas. “Realizamos, durante a semana, aulões de atualização e orientação, juntamente com outras escolas particulares e municipais de Tubarão e também de outras cidades, reunidas em um mesmo espaço”, informa a diretora do Colégio Conceito, Jerusa Goulart de Souza.
Para a estudante de 16 anos Isabella Penteado, que cursa o segundo ano e fará o Enem sem concorrer a uma vaga, a decisão foi de adquirir conhecimento. “Como ainda tenho tempo pela frente, resolvi fazer as provas como experiência e, para me preparar melhor”, resume a ansiosa Isabella.
No dia do exame é obrigatória a apresentação de documento com foto para ter acesso à prova. Os candidatos devem observar a data de validade do documento, o qual não pode estar vencido e dar atenção especial à prova de redação, que neste ano terá critérios muito mais rigorosos, conforme garante o ministro da educação, Aloísio Mercadante.
Exame
Conforme o Jornal Notisul, como nas últimas edições, as provas serão divididas em quatro objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. Neste sábado, primeiro dia, ocorrem as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30min. No domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração prevista para 5h30min.