Política

Próspera recebe os vereadores

Foto: Mariane Rodrigues

Foto: Mariane Rodrigues

Os vereadores saíram da sede do Legislativo para mais uma vez realizar o projeto Câmara te Ouve, que tem o intuito de aproximar o Legislativo das comunidades. Na noite de hoje (22/7) foram ouvidos sete representantes de bairros. Além das reivindicações apontadas pelos presidentes de bairros, a população pôde acompanhar como são aprovados os projetos, requerimentos, indicações, moções e o uso da Tribuna pelos parlamentares. O encontro ocorreu no Bairro Próspera.

“Essa é uma ação inovadora do Legislativo onde o objetivo é se aproximar da comunidade. Essa iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares, e além de aproximar, o principal intuito é de que as pessoas participem, vejam como funciona uma Sessão. Sabemos que mais de 80% da população nunca foi a uma Sessão da Câmara”, comentou a presidente da Casa, Tati Teixeira (PSD), explicando que não cabe ao vereador executar, mas sim fiscalizar as contas públicas e verificar a legalidade dos atos do Executivo. Cabe também ao parlamentar a responsabilidade de representar as preocupações coletivas das comunidades. O vereador, juntamente com a comunidade, tem força para conseguir as ações. Esse é o nosso papel”, acrescentou. 

A Sessão se deu da seguinte forma: A Tribuna Livre foi destinada aos representantes de bairros e depois seguiu com o uso do Horário Político, Grande Expediente e Ordem do Dia. 

Ronaldo dos Santos, presidente do Loteamento Girassóis e 2001, foi o primeiro a falar. “Temos as nossas dificuldades porque é um bairro sem pavimentação”. Segundo ele, o Loteamento é novo, com apenas 10 anos de fundação.

Teilor Topanotti, presidente do Bairro Próspera, que assumiu a presidência há um mês, lembrou as obras de esgotamento sanitário e destacou que a entidade cobra a limpeza das obras por parte das empresas responsáveis pelo trabalho de esgotamento sanitário.

Marcos Ivan Dalberto, vice-presidente do Bairro Jardim Buenos Aires, destacou a questão do saneamento e salientou a falta de limpeza no bairro. Eles pedem passagem de ônibus da rua geral do bairro. Jailson Nogueira, representando presidente do Bairro Argentina, salientou um olhar atento para a saúde e segurança.

Valter José Andrade, presidente do Bairro Nossa Senhora da Salete, falou que o bairro é rico em empresas e comércio, mas falta um apoio do Governo em estrutura.

José Nilton Coradini Correa, presidente do Bairro Ana Maria, falou que em 2010 a comunidade pediu quadra e academia, mas nada foi feito. “O Bairro tem 40 anos de fundação e tem poucas ruas pavimentadas”. Ele ainda reivindicou sinaleira no local, já que muito acidentes ocorrem lá.

O presidente do Bairro Cristo Redentor, Graciomar José Oliveira, também observou a falta de estrutura nas ruas. “São ruas pavimentadas, mas com a passagem de ônibus, muitas foram obstruídas, e nada foi feito para arrumar”, finalizou.

Ainda durante a sessão dois requerimentos foram aprovados. Um, de diversos vereadores, cobrando informações do Executivo acerca do percentual da arrecadação municipal que é investido na folha de pagamento, bem como a lista de demitidos a admitidos da administração direta, indireta e Afasc, contendo nome, cargo e salários no período de janeiro de 2013 até o momento.

O outro, de autoria do vereador Moacir Dajori (PSDB) solicita instalação de sinalização de placas educativas no trânsito na Rodovia SC 443, no trajeto que liga o Bairro Demboski ao Bairro Linha Anta.

Cronograma:

26/8 – Pinheirinho – Teatro Rogacionista Bairro da Juventude – às 19h 
23/9- Santa Luzia – Centro Comunitário – às 19h. 

Colaboração: Daniela Savi