Todos os imóveis rurais devem ter o cadastro junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) atualizado para a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) dos anos de 2014 e 2015.
“A atualização cadastral será realizada apenas uma vez. É muito importante, portanto, que seja feita o quanto antes”, ressalta o responsável pela tributação da Prefeitura de Urussanga, Rangel De Lorenzi. Segundo ele, há aproximadamente 2,5 mil imóveis cadastrados, mas o número deve aumentar com essa atualização.
O processo deverá ser totalmente feito na Declaração Eletrônica para Imóveis Rurais, que está disponível no endereço eletrônico (https://sncr.serpro.gov.br/edp). Os manuais de uso do sistema estão disponíveis no site do Incra (www.incra.gov.br). “Todos os proprietários de imóveis rurais podem procurar a Prefeitura para esclarecimentos acerca de como ocorrerá a atualização cadastral”, acrescenta De Lorenzi.
O Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é documento obrigatório para operações como retirada de Bloco de Nota Fiscal de Produtor Rural, compra e venda de imóvel rural, financiamento agrícola e comprovação de tempo de aposentadoria rural.
Colaboração: Renan Medeiros