A proposta de reajuste salarial, prevista para ser entregue nessa quarta-feira, dia 13, não foi concluída até esta sexta-feira, dia 15. Sem uma resposta, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Comarca de Braço do Norte – Siscob passou a se planejar para ir até a Prefeitura na próxima segunda-feira, dia 18, em busca de um posicionamento.
“Queremos saber se esta proposta está pronta ou não. Posteriormente, às 19h, estaremos na Câmara de Vereadores buscando apoio dos legisladores. Convido a todos os trabalhadores do município de Orleans, sendo associados ou não para se juntar a nós neste dia. Esta luta é para todos, buscamos reajuste de salário para todos”, afirmou o presidente do Siscob, Wilson Althoff.
Entretanto, a reportagem do Sul in Foco, em contato com o prefeito Marco Antonio Bertoncini Cascaes, foi informada de que a proposta deverá ser concluída hoje, dia 15, e que ele aguardará os servidores para reunião na segunda-feira. “É lamentável, mas as condições financeiras da Prefeitura não nos permite dar aumento, somente a reposição. O reajuste não será referente ao INPC, ficará em torno de 9%, não sei dizer agora o cálculo feito pelos responsáveis por esta parte na Prefeitura. Mesmo assim, dará um embargo de quase R$ 200 mil por mês e a Prefeitura não está tendo condições de pagar. É questão de discussão daqui para frente”, sinalizou.
No dia 10 de março, os servidores públicos de Orleans se reuniram em assembleia para a produção de uma pauta de reivindicações. O reajuste exigido por eles prevê 11,36%, tanto nos salários quanto no vale-alimentação, referente ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor – INPC, do IBGE. Alegando falta de recurso, a Prefeitura não está pagando o benefício do vale-alimentação, que é previsto em lei, no valor de R$ 100. Sendo assim, esta é mais uma luta enfrentada pelo sindicato e servidores.