Conhecer projetos eficientes de coleta de lixo para uma futura implantação no município de São Ludgero. Este é o objetivo do prefeito Volnei Weber, do vice-prefeito Ibaneis Lembeck e do secretário de Administração Rodrigo Pavei, ao visitar algumas cidades catarinenses. Nesta quarta-feira (20), estarão em Chapecó, conferindo de perto o Sistema de Coleta de Lixo Automatizado.
Na semana passada, eles visitaram a Companhia de Melhoramentos da Capital – Comcap, empresa de economia mista responsável pela coleta de resíduos sólidos e pela limpeza pública da Capital.
A Comcap tem 43 anos de existência, um quadro de 1,7 mil empregados e a missão de prestar serviços públicos de saneamento ambiental com eficiência, qualidade e responsabilidade social. Volnei, Ibaneis e Rodrigo foram recepcionados e acompanhados pelo presidente Marius Bagnati e pela equipe técnica.
Além disso, conheceram de perto como funciona o sistema de Pontos de Entrega Voluntária – PEVs localizados em alguns pontos da cidade para depósito de resíduos sólidos. Para o prefeito, é necessário conhecer cidades que possuem bons exemplos de sistemas funcionando. “Ao conhecer exemplos eficientes, temos maior conhecimento para implantar um projeto eficaz em São Ludgero”.
Nesta quarta-feira (20), ele e o secretário de Administração embarcam para Chapecó. Lá, o vice-prefeito Luciano José Buligon apresentará em detalhes como funciona o sistema de Coleta de Lixo Automatizado.
Eles também aproveitam para saber mais sobre o Programa de Pavimentação Tapete Preto. São Ludgero está na fase de elaboração de seu Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
“Conhecer é preciso para encontrar a melhor proposta que será colocada em prática, mesmo que existe a proposta de implantar uma gestão integrada dos resíduos”, completa Volnei Weber. Conforme ele, muitos visitante vão até São Ludgero conhecer o Sistema Eficiente de Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário, e dessa vez é a cidade que está em busca de um modelo aplicável para questão dos resíduos sólidos de forma geral.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero
[soliloquy id=”126153″]