Saúde

Projeto voluntário chega a hospital de Laguna

Foto: Decom/Bruno Matos

Foto: Decom/Bruno Matos

Ler pode ser um importante aliado em tratamentos psiquiátricos. É o que apostam os envolvidos no projeto Dose Única, que levará a partir do próximo mês literatura para os pacientes da ala psiquiátrica do Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, de Laguna. O objetivo é explorar atividades com contos, poesias e jogos literários.

O projeto, realizado pela Biblioteca Pública Romeu Ulysséa, em parceria com a Udesc e escolas públicas, começou a ser desenvolvido ainda em 2011. “Pretendemos proporcionar momentos de descontração através da leitura, brincadeiras e outras ações. A expectativa é colaborar na recuperação e complementar os serviços já ofertados pelo hospital”, define a bibliotecária Kátia Borges, idealizadora do Dose Única.

O planejamento do projeto começou há cinco anos. “O projeto possui várias etapas, iremos começar pela ala psiquiátrica devido à necessidade de atenção e, futuramente, esperamos abranger todo o hospital”, analisa Kátia.

Dose Única irá contribuir com as atividades desenvolvidas pelos profissionais. A leitura, agregada a intervenções combinadas de outros profissionais, constitui-se mais uma ferramenta de auxílio, melhora seu estado de ânimo, autoestima e proporciona uma nova via para a sua recuperação. Atualmente, a ala psiquiátrica conta com 30 leitos.

O uso da leitura ajuda no tratamento de depressão, ansiedade, distúrbio bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, esquizofrenia, dependência química, programas de bem-estar, prevenção de várias doenças e estresse pós-traumático.

Idealizadores buscam por voluntários

Para a realização do projeto, é necessário voluntários que possam participar e contribuir na vida destes pacientes. “Ao doar o tempo e esforço por uma causa nobre, percebe-se que alguns problemas são pequenos diante das dificuldades pelas quais o outro passa. O intuito é ajudar outras pessoas”, conta Kátia.

As atividades serão desenvolvidas uma ou duas vezes por semana, com em média uma hora de duração. Profissionais do hospital irão acompanhar o projeto. Quem tiver interesse em ser voluntário pode buscar outras informações na Biblioteca Pública Municipal, localizada na rua Voluntário Fermiano (nas proximidades do Museu Anita Garibaldi) ou no telefone 3647-2499 (falar com Kátia).

Com informações do Jornal Diário do Sul