Para a coordenadora do Curso de Farmácia, Tamirys Schulz Westphal, os projetos articuladores e de extensão são ferramentas importantes na construção da carreira acadêmica
Um projeto de extensão do curso de Farmácia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) vem buscando auxiliar as pessoas com dificuldade na leitura e na interpretação a organizar seus medicamentos. Ao todo, 20 caixas foram distribuídas para melhorar a autonomia do paciente com alguma necessidade especial e ainda algumas estão disponíveis na Farmácia Universitária.
O nome do projeto “Caixinha da Farmácia: ajudando na organização dos seus medicamentos” é oriundo de um projeto articulador, iniciado ainda no primeiro semestre de 2021, e foi orientado pela professora Lucinéia Gainski Danielski. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua Educação de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 29% da população brasileira é analfabeta funcional, ou seja, incapaz de compreender e interpretar textos e ideias.
Para a coordenadora do Curso de Farmácia, Tamirys Schulz Westphal, os projetos articuladores e de extensão são ferramentas importantes na construção da carreira acadêmica. “Eles conseguem tanger um público específico que possuem determinadas necessidades e ainda correlacionar com a área de atuação”, comentou Tamirys.
ODS
O projeto explorou as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 16) da Organização das Nações Unidas (ONU), buscando a inclusão social para o melhor resultado do uso de medicamentos, especialmente por pessoas com dificuldades de leitura e interpretação.