A sessão solene do Projeto Vereador Por Um Dia movimentou a Câmara de Vereadores de Siderópolis nessa segunda-feira, dia 30. Com plenário lotado, os nove estudantes que desempenharam a função de vereador discutiram e votaram 15 indicações e até um Projeto de Lei. A atividade contemplou os alunos com idade entre dez e 12 anos, que representaram escolas municipais, estaduais e particular do município. Neste ano, o projeto também contou com a participação de um aluno da Escola Especial Renascer – a Apae de Siderópolis.
Entre os pedidos dos vereadores mirins, destaque para as indicações relacionadas à necessidade de melhoria da estrutura física das escolas municipais. Segundo eles, algumas das escolas do município precisam de reforma. Outras indicações também fizeram referência à segurança no trânsito, sendo aprovados pedidos ligados à instalação de lombadas, redutores de velocidade e faixas de pedestre, principalmente na área central de Siderópolis. Já o Projeto de Lei aprovado pelos vereadores mirins sugeriu a criação de uma Brigada Municipal de Bombeiros Voluntários. Em espaço no horário político, as crianças também surpreenderam com belos discursos.
O prefeito em exercício em Siderópolis, Roni Remor, acompanhou a sessão do Projeto Vereador Por Um Dia, esclareceu algumas situações comentadas pelos vereadores mirins e disse que estudará cada um dos pedidos feitos pelas crianças. “Esta é uma bela iniciativa da Câmara de Vereadores de Siderópolis. Com certeza, todos os pedidos serão analisados”, sublinhou.
Para o Presidente da Câmara, Tiago Albônico, a realização do projeto foi de grande importância para aproximar os jovens da política municipal. “Com a atividade os estudantes conseguem avaliar nitidamente o papel do vereador e a sua importância perante a sociedade”, destacou. Conforme Albônico, foi gratificante acompanhar o desempenho dos vereadores mirins. “Eles se prepararam, estudaram o regimento interno da Câmara, participaram de capacitação com o assessor jurídico, e deram o melhor de si em cada momento”, disse.
Conheça os estudantes que fizeram parte do projeto
Durante a sessão solene do Projeto Vereador Por Um Dia, o cargo de presidente da Câmara foi desempenhado pela estudante Giovanna Bez Fontana Rossa, do Colégio Dom Orione. A função de vice-presidente foi exercida pela aluna Keyla Karolyne Rodrigues Scarmagnani, da Escola Estadual José do Patrocínio. O trabalho de primeiro secretário foi executado por Kerolainy Ana Freitas, da Escola Municipal Miguel Lazzarin. Já a função de segundo secretário ficou com a estudante Ester do Sacramento Novaz, da Escola de Educação Básica Tullo Cavallazi. Os demais estudantes que desempenharam a função de vereador foram: Valeska Ketlin Antunes da Luz – da Escola Municipal Jorge Bif, Eshilei Cândido dos Santos – da Escola Estadual José do Patrocínio, Maria Eloíza De Mattia – da Escola Municipal Aurora Péterle, Lara Figueredo – da Escola de Educação Básica Deputado Silvio Ferraro, e Julian Rodrigues Pinheiro – da Escola Especial Renascer, a Apae de Siderópolis.
Solicitações que entraram em pauta
Na sessão do Projeto Vereador Por Um Dia, da Câmara de Vereadores de Siderópolis, entraram em pauta 15 indicações e um Projeto de Lei, sendo todas as solicitações aprovadas por unanimidade. Confira os pedidos:
– Indicação para que sejam criados abrigos de ônibus em frente às escolas, beneficiando os estudantes que dependem de transporte.
– Indicação para que seja instalado um redutor de velocidade na Avenida Porfírio Feltrin, que faz a ligação do centro do município com o bairro Rio Fiorita.
– Indicação para que seja instalada faixa elevada para pedestres, placas de sinalização de limite de velocidade, e placas de indicação de área escolar em frente à Escola de Educação Básica Dr. Tullo Cavallazi, na Rua Senai, no bairro Rio Fiorita.
– Indicação para criação de um canil, para recolher e cuidar dos cachorros abandonados no município.
– Indicação para criação de um estacionamento para bicicletas no centro da cidade.
– Indicação para viabilizar aos alunos meio de transporte para conhecer os pontos turísticos do município.
– Indicação para a criação de parques devidamente estruturados e fechados para o lazer infantil.
– Indicação para organizar o sentido de estacionamento na Rua Siderúrgica, nas proximidades da nova agência do Banco do Brasil.
– Indicação para reforma na Escola de Educação Básica Municipal Aurora Péterle.
– Indicação para disponibilizar, gratuitamente, máquinas para os agricultores da comunidade de Alto Rio Maina.
– Indicação para a edificação de armários individuais na Escola de Educação Básica Municipal Jorge Bif.
– Indicação para a reforma da Escola de Educação Básica Municipal Jorge Bif.
– Indicação para a instalação de ar condicionado nas salas de aula da Escola de Educação Básica Municipal Miguel Lazzarin.
– Indicação para a construção de uma nova cozinha na Escola de Educação Básica Municipal Miguel Lazzarin.
– Indicação para a instalação de faixas de pedestres, bem como placas de orientação, em frente à sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a Apae.
– Projeto de Lei do Legislativo que propõe a criação de uma Brigada Municipal de Bombeiros Voluntários.
Colaboração: Vanessa Nórdio/Enfatizze Comunicação
[soliloquy id=”159143″]