Educação

Projeto “Trânsito mais Seguro” já forma futuros motoristas conscientes

Foto: Francis Leny

Foto: Francis Leny

Alunos do Ensino Infantil da Escola Municipal Urbana Lúcia de Lucca, no Bairro Silvana, em Içara, tiveram, na manhã desta quinta-feira, lições de segurança no trânsito. Foi dado início ao projeto “Trânsito mais Seguro” – uma parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e o Núcleo de Transporte e Circulação (NTC) e aKoppTecnologia que doou ao Município o kit “Escolinha de Trânsito Móvel da Kopp”.

O aluno Henrique Cardoso de seis anos e que estuda no primeiro ano foi um dos estudantes que aprendeu um pouco mais sobre a segurança e cidadania no trânsito. Ele conta que na sala de aula já foi trabalhado sobre os sinais de trânsito. “A nossa professora já nos ensinou que no semáforo a cor vermelha significa “pare”, a amarela é “atenção” e a “verde” é de que o veículo pode passar. Existem outros sinais de trânsito que também devem ser obedecido. Vamos aprender!”.

A solenidade de doação do kit e a aula ministrada aos estudantes pela pedagoga da empresa, Semia Marques, contou ainda com apresentações das crianças e o agradecimento do Prefeito Murialdo Canto Gastaldon e das demais autoridades locais. “Nos últimos tempos cresceu muito o número de veículos no país e em Içara não é diferente. A este volume que circulam nas vias, é de grande importância se trabalhar a educação no trânsito. E é desde pequeno que educaremos motoristas mais conscientes”, disse o prefeito.

O secretário de Educação, Antônio de Mello, destacou a importância da educação para a transformação da sociedade. “O conhecimentos dos sinais; de como se comportar no trânsito, todo este aparato promove o bom relacionamento entre o motorista e o pedestre. Temos que pensar na educação no macro, formar adultos conscientes”, ressaltou. “Estamos iniciando este projeto pelas escolas. É um material a mais para educarmos nossos futuros motoristas”, completou o diretor do NTC, Joaci Domingos.

O kit “Escolinha de Trânsito Móvel da Kopp”, que será utilizado pelas escolas municipais para trabalharem o tema com as crianças em um ambiente lúdico, conta com miniaturas de semáforo e lombada de material leve e são alimentadas por bateria integrada. Em Içara a Kopp é a empresa licitada, responsável pelas lombadas eletrônicas e semáforos. Conforme a pedagoga da empresa, Semia Marques, o projeto se estende em 100 municípios do país e na Angola.

Também particípio do ato, o presidente do Conseg, Celso Luiz da Silva e o gestor do projeto daKopp, Paulo Amarantes.

Colaboração: Francis Leny