O projeto “São Ludgero 100% Esgoto Sanitário Tratado” ultrapassará a fronteira do Brasil. Será apresentado durante a Conferência Internacional sobre Novas Tendências em Engenharia Ambiental e Controle de Poluição 2017, que acontece em Pequim, na China.
O profissional Maihcon Matias, 25 anos, um dos participantes de Santa Catarina que participará do evento mundial, será responsável pela apresentação do case de sucesso. Ele embarca no dia 4 de março e retorna no dia 15.
O profissional é um dos representantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.
Ele diz que o projeto de saneamento em fase final de execução no município de São Ludgero já é referência para o Brasil e sua apresentação em uma conferência mundial é uma grande oportunidade para que pesquisadores e estudantes de vários lugares do planeta recebam as informações detalhadas, saibam quais os resultados práticos e levem o modelo para inúmeros lugares.
“É um modelo de projeto que tem o envolvimento da sociedade e que foi abraçado com força pela Administração Municipal de São Ludgero”, pontua. Maihcon Matias completa dizendo que além da apresentação do projeto ele busca novos conhecimentos durante o evento. “A participação no evento permite o acesso a novos conhecimentos, a exploração de novas técnicas que visam um maior controle da poluição e preservação ambiental”, reforça.
Para o prefeito Volnei Weber, é gratificante saber que o projeto local que tem dois objetivos únicos, a preservação do Meio Ambiente e saúde pública, será debatido mundialmente e poderá servir de incentivo e multiplicado para outras cidades do planeta. “São Ludgero através deste projeto está fazendo a sua parte para a preservação da vida e da água de nosso planeta”.
O projeto
O projeto “São Ludgero 100% Esgoto Sanitário Tratado”, que será concluído em 2017, tem como objetivo principal oportunizar o tratamento do esgoto doméstico a todas as famílias, localizadas no perímetro urbano, rural ou até mesmo em áreas irregulares. Para que tal objetivo fosse alcançado, várias ações foram desenvolvidas, algumas paralelamente, num trabalho conjunto realizado pela Administração Municipal, Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Samae e Epagri.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero