Geral

Projeto resgata identidade regional da cultura italiana em Urussanga

Ações durante todo o ano visam integrar e valorizar a Colônia Azambuja através da enogastronomia, música e manifestações.

Foto: Hélio Fenili

Com a esperança de construir uma vida próspera, mais de 300 italianos chegaram ao Sul de Santa Catarina em 1877. Em abril daquele ano, as primeiras famílias assentadas formaram a Colônia Azambuja, o núcleo pioneiro que marcou o início da imigração italiana na região. Os bravos imigrantes italianos, suas mulheres guerreiras e seus corajosos filhos desbravaram e formaram cidades, seguiram ofícios e, ao longo das décadas, alcançaram o tão almejado desenvolvimento atualmente mantido pelos seus milhares de descendentes.

É baseado neste legado de garra, dedicação, ousadia, aromas e sabores que a Vigna Mazon lança seu novo projeto: Itália Mia. A proposta busca resgatar a identidade cultural deste território evidenciando a enogastronomia, musicalidade e manifestações artísticas e culturais durante todo o ano.

Foto: Divulgação

A ideia visa a integração cultural dos municípios inseridos no território da Colônia Azambuja por meio da promoção de eventos que valorizem peculiaridades das regiões do Norte da Itália como Vêneto, Lombardia, Trentino-Alto-Ádige e Friuli-Venezia Giulia, locais de origem dos imigrantes.

Outro elemento da herança cultural que será valorizado é o terroir Vales da Uva Goethe, que institui produtos exclusivos singulares a partir de aspectos do meio natural (clima, solo, relevo), bem como a influência humana com o modo de saber fazer local. A primeira ação do projeto inicia em março, aos domingos.

Denominado “La Domenica”, a atividade irá valorizar a gastronomia típica italiana, vinhos feitos com uva Goethe e o enoturismo. Datas especiais também serão contempladas com este formato como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e a celebração à Nostra Signora Delle Grazie.

Projeto Itália Mia

Foto: Divulgação

Inspirado nos ‘mercatti’ do norte da Itália, a Vigna Mazon propõe uma série de eventos visando a confraternização dos descendentes de imigrantes italianos por meio da enogastronomia e suas tradições.

O objetivo é propiciar a cada evento um ambiente aconchegante e charmoso para curtir boa música, provar pratos típicos da gastronomia do Velho Mundo, além de aprender sobre diversidade cultural da Região Tri-Veneta. Mais do que um local para apreciar excelentes pratos e bebidas, a Vigna Mazon deseja proporcionar experiências culturais inesquecíveis. A primeira edição temática do projeto Itália Mia acontecerá em maio.

Veja mais fotos

[soliloquy id="264250"]

Colaboração: Eliana Maccari – Jornalista

Notícias Relacionadas

Apoio ao candidato Vitorassi para eleição da Coorsel se intensifica durante reuniões com associados

Na noite de hoje (16), às 19h30min, os associados da comunidade de São Gabriel são convidados a participarem do encontro com os candidatos, em Treze de Maio.

Colisão frontal deixa dois em estado grave na SC-108, entre Orleans e Urussanga

Um dos motoristas ficou preso às ferragens e teve o carro cortado para ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Confira 7 sugestões de presentes tecnológicos e acessórios de celulares para o Natal

VEJA VÍDEO - Os produtos são bastante procurados pelos clientes e estão disponíveis na LC Celulares de Cocal do Sul e Urussanga.

Pedreiro de cemitério condenado por enriquecimento ilícito e venda casada de serviços em Urussanga

Os fatos aconteceram entre 2010 e 2012, quando o homem era responsável pela gestão do Cemitério Municipal de Urussanga