Ações durante todo o ano visam integrar e valorizar a Colônia Azambuja através da enogastronomia, música e manifestações.
Com a esperança de construir uma vida próspera, mais de 300 italianos chegaram ao Sul de Santa Catarina em 1877. Em abril daquele ano, as primeiras famílias assentadas formaram a Colônia Azambuja, o núcleo pioneiro que marcou o início da imigração italiana na região. Os bravos imigrantes italianos, suas mulheres guerreiras e seus corajosos filhos desbravaram e formaram cidades, seguiram ofícios e, ao longo das décadas, alcançaram o tão almejado desenvolvimento atualmente mantido pelos seus milhares de descendentes.
É baseado neste legado de garra, dedicação, ousadia, aromas e sabores que a Vigna Mazon lança seu novo projeto: Itália Mia. A proposta busca resgatar a identidade cultural deste território evidenciando a enogastronomia, musicalidade e manifestações artísticas e culturais durante todo o ano.
A ideia visa a integração cultural dos municípios inseridos no território da Colônia Azambuja por meio da promoção de eventos que valorizem peculiaridades das regiões do Norte da Itália como Vêneto, Lombardia, Trentino-Alto-Ádige e Friuli-Venezia Giulia, locais de origem dos imigrantes.
Outro elemento da herança cultural que será valorizado é o terroir Vales da Uva Goethe, que institui produtos exclusivos singulares a partir de aspectos do meio natural (clima, solo, relevo), bem como a influência humana com o modo de saber fazer local. A primeira ação do projeto inicia em março, aos domingos.
Denominado “La Domenica”, a atividade irá valorizar a gastronomia típica italiana, vinhos feitos com uva Goethe e o enoturismo. Datas especiais também serão contempladas com este formato como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e a celebração à Nostra Signora Delle Grazie.
Projeto Itália Mia
Inspirado nos ‘mercatti’ do norte da Itália, a Vigna Mazon propõe uma série de eventos visando a confraternização dos descendentes de imigrantes italianos por meio da enogastronomia e suas tradições.
O objetivo é propiciar a cada evento um ambiente aconchegante e charmoso para curtir boa música, provar pratos típicos da gastronomia do Velho Mundo, além de aprender sobre diversidade cultural da Região Tri-Veneta. Mais do que um local para apreciar excelentes pratos e bebidas, a Vigna Mazon deseja proporcionar experiências culturais inesquecíveis. A primeira edição temática do projeto Itália Mia acontecerá em maio.
Veja mais fotos
[soliloquy id="264250"]
Colaboração: Eliana Maccari – Jornalista