Foram 19 votos favoráveis. Ainda falta segunda votação e redação final até seguir para a regulamentação da prefeitura.
A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou em primeira votação o projeto de lei complementar que permite a presença de cães na praia. A proposta teve votos favoráveis dos 19 vereadores presentes à sessão nessa quinta-feira (14). O Conselho de Medicina Veterinária de Santa Catarina se manifestou contrário à iniciativa.
A projeto quer demarcar os locais nas praias para receber os cães, acompanhados do tutor e com vigilância dos órgãos de fiscalização. A ideia é delimitar apenas um espaço inicialmente, em uma praia, como experiência piloto e depois expandir para outras, se a ideia tiver adesão.
Os animais que frequentarem esses locais terão que ter carteirinha de saúde em dia, com todas as vacinas e vermífugos, para evitar a transmissão de doenças, de acordo com o projeto de lei.
O projeto tem que passar pela segunda votação e redação final da Câmara, o que pode acontecer na próxima semana. Se aprovado, será encaminhado para a prefeitura.
A autora do projeto é a vereadora Maria da Graça (MDB). Ela afirma que quer tornar legal uma ação que já é praticada na cidade.
Crítica
O Conselho de Medicina Veterinária de Santa Catarina afirmou por nota que a presença de animais nas praias pode trazer doenças aos adultos e principalmente às crianças, que têm maior contato com a areia.
A entidade disse também que a saúde dos cães também fica em risco, com a chance de contrair viroses, possivelmente de animais de rua e sem vacinação. Outro ponto levantado pelo conselho, são as altas temperaturas, que podem provocar queimaduras nas patas e na pele, e desequilíbrio no sistema que regula a temperatura dos animais.
Com informações do Portal G1/SC