Geral

Projeto pioneiro de cisterna é executado em escola do interior de Araranguá

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Município de Araranguá, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fapeu-UFSC, Epagri e Embrapa, inauguram nesta sexta-feira (27), às 14h30min na Escola Municipal de Ensino Fundamental da comunidade de Rio dos Anjos, Distrito de Hercílio Luz a Unidade Demonstrativa de Captação da Chuva  O Projeto considerado pioneiro é desenvolvido pelo projeto TSGA – Tecnologias Sociais de Gestão da Água.

A construção da cisterna subterrânea contendo areia teve início nos dias 20 e 21 de novembro de 2014, com o objetivo desenvolver uma tecnologia social para armazenamento e tratamento da água da chuva. A Secretaria do Interior deu apoio na escavação da cisterna com auxilio de máquina retroescavadeira.

De acordo com os técnicos da TSGA, neste projeto, além de ser armazenada, a água sofre filtração ao se movimentar pelos grãos de areia, e o biofilme ali formado elimina a maioria dos microrganismos patogênicos existentes; deixando a água pronta para qualquer tipo de consumo após uma simples desinfecção. A obra que já está concluída irá beneficiar cerca de 40 pessoas incluindo alunos e professores da escola.

Para a professora da Escola de Ensino Fundamental Rio dos Anjos, Edilene Cristiano de Figueiredo Valeriano este projeto vai servir de modelo para outras escolas.  

Essa é a primeira cisterna para armazenamento e tratamento da água da chuva, construída no Brasil. Só existe, mais uma similar em Madagascar, porém, tocada com as mãos.