Geral

Projeto piloto de Língua Italiana têm início no Instituto Estadual de Educação

A princípio seis escolas serão contempladas, totalizando cerca de 1300 alunos beneficiados. Esta inovação possibilitará um crescimento cultural, agregando não somente valores educacionais e étnicos, mas conhecimento capaz de levar os alunos a novos desafios.

Divulgação

Nesta terça-feira (10), teve início o projeto piloto da disciplina de Língua Italiana no Instituto Estadual de Educação. O evento contou com a presença da vice-governadora, Daniela Reinher, do Secretário de Estado da Educação Natalino Uggioni e o Cônsul Honorário da Itália, Attilio Colitti.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) deu início, neste ano de 2019, à disciplina de Língua Italiana aos alunos da Rede Pública. A princípio seis escolas serão contempladas, totalizando cerca de 1300 alunos beneficiados. Esta inovação possibilitará um crescimento cultural, agregando não somente valores educacionais e étnicos, mas conhecimento capaz de levar os alunos a novos desafios.

“A cultura italiana faz parte de nossa história, da formação de nosso Estado, representa muito de nossa força de trabalho. A implantação deste curso tem a ver com o resgate de todo esse legado”, destacou a vice-governadora, Daniela Reinher.

“O que nós pretendemos com esta iniciativa é oportunizar o aprendizado dos alunos da rede pública, ofertando possibilidades de crescimento educacional e até de intercâmbios para um futuro próximo. Temos muito orgulho em dizer que temos um curso de Italiano ofertado por escolas públicas de Santa Catarina”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

Divulgação

Durante a solenidade a SED assinou um termo de cooperação técnica com o Centro de Cultura Italiana Paraná/Santa Catarina, que irá garantir a realização do curso de italiano com o fornecimento de todo material didático necessário para as aulas, bem como, a formação continuada de professores e a promoção de intercâmbios entre os dois países.

“Ficamos muito felizes em ver a rapidez com que nossa parceria foi firmada. Precisamos incentivar os intercâmbios culturais e difundir cada vez mais a cultura italiana, principalmente nos estados onde temos tantos imigrantes Italianos como Santa Catarina”, disse o Cônsul.

O evento foi organizado pelo IEE, sob a orientação do coordenador Vendelin Santo Borguezon, e teve a participação do diretor de Ensino, Alcinei da Costa Cabral e do presidente em exercício do Centro de Cultura Italiana do Paraná, Domingos Budel, além de contar com a parceria e apoio do Circulo Ítalo Brasileiro de SC/, representado pela Vice Presidente Sra. Alessandra H. Carioni Evangelista.

A aula inaugural do projeto na região de Tubarão aconteceu no início de setembro com a participação de cinco escolas. As aulas contemplarão alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Notícias Relacionadas

Braço do Norte lança concurso público com início das inscrições no dia 12 de novembro

Mais de 80 vagas serão disponibilizadas, além dos cadastros de reserva.

Ciclone em SC: Estado dá início à recuperação de 412 escolas atingidas pelo fenômeno

Neve e frio intenso: O início perfeito para o Festival de Inverno em São Joaquim

Na madrugada deste domingo (7), a temperatura despencou e os termômetros chegaram a marcar -8°C.

Formação de professores marca início do ano letivo em Siderópolis

A Secretaria Municipal de Educação mais uma vez deu boas-vindas à classe docente