A princípio seis escolas serão contempladas, totalizando cerca de 1300 alunos beneficiados. Esta inovação possibilitará um crescimento cultural, agregando não somente valores educacionais e étnicos, mas conhecimento capaz de levar os alunos a novos desafios.
Nesta terça-feira (10), teve início o projeto piloto da disciplina de Língua Italiana no Instituto Estadual de Educação. O evento contou com a presença da vice-governadora, Daniela Reinher, do Secretário de Estado da Educação Natalino Uggioni e o Cônsul Honorário da Itália, Attilio Colitti.
A Secretaria de Estado da Educação (SED) deu início, neste ano de 2019, à disciplina de Língua Italiana aos alunos da Rede Pública. A princípio seis escolas serão contempladas, totalizando cerca de 1300 alunos beneficiados. Esta inovação possibilitará um crescimento cultural, agregando não somente valores educacionais e étnicos, mas conhecimento capaz de levar os alunos a novos desafios.
“A cultura italiana faz parte de nossa história, da formação de nosso Estado, representa muito de nossa força de trabalho. A implantação deste curso tem a ver com o resgate de todo esse legado”, destacou a vice-governadora, Daniela Reinher.
“O que nós pretendemos com esta iniciativa é oportunizar o aprendizado dos alunos da rede pública, ofertando possibilidades de crescimento educacional e até de intercâmbios para um futuro próximo. Temos muito orgulho em dizer que temos um curso de Italiano ofertado por escolas públicas de Santa Catarina”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.
Durante a solenidade a SED assinou um termo de cooperação técnica com o Centro de Cultura Italiana Paraná/Santa Catarina, que irá garantir a realização do curso de italiano com o fornecimento de todo material didático necessário para as aulas, bem como, a formação continuada de professores e a promoção de intercâmbios entre os dois países.
“Ficamos muito felizes em ver a rapidez com que nossa parceria foi firmada. Precisamos incentivar os intercâmbios culturais e difundir cada vez mais a cultura italiana, principalmente nos estados onde temos tantos imigrantes Italianos como Santa Catarina”, disse o Cônsul.
O evento foi organizado pelo IEE, sob a orientação do coordenador Vendelin Santo Borguezon, e teve a participação do diretor de Ensino, Alcinei da Costa Cabral e do presidente em exercício do Centro de Cultura Italiana do Paraná, Domingos Budel, além de contar com a parceria e apoio do Circulo Ítalo Brasileiro de SC/, representado pela Vice Presidente Sra. Alessandra H. Carioni Evangelista.
A aula inaugural do projeto na região de Tubarão aconteceu no início de setembro com a participação de cinco escolas. As aulas contemplarão alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.