Nenhum evento será mais importante em todo Brasil a partir do mês de junho, do que a 20ª Edição da Copa do Mundo de futebol. A cerimônia de abertura, que mostrará a diversidade e a beleza do Brasil, esta marcada para o dia 12 de junho, quinta-feira, na Arena Corinthians, antecedendo a primeira partida da seleção brasileira contra a Croácia, às 17 horas.
Nas escolas da rede municipal, a competição que costuma provocar uma alteração no comportamento dos alunos e professores, esta recebendo uma atenção especial desde já, com a realização do projeto “Na Copa”, que iniciou no mês de abril e segue até julho. A Escola Municipal Adolfo Back, iniciou o projeto nessa quinta-feira, (15), com o envolvimento de todos os alunos.
De acordo com o coordenador pedagógico da Secretaria Municipal Educação, Adriano Osellame, o futebol é uma das práticas esportivas e culturais mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. “Educamos nossas crianças e jovens numa cultura competitiva e individualista na qual vence o “melhor” e os demais se tornam apenas coadjuvantes que legitimam tais vitórias. Entendemos que o papel da educação precisa ser o inverso, atuar na contramão destas práticas e buscar, na vivência desportiva não a competição. Para isso professores criaram planos de aulas com dicas praticas para contextualizar o ensino e levar a Copa para dentro da sala de aula, explorando diversos temas”, declarou.
Os educadores aproveitarão este acontecimento, que esta trazendo diversos países, com diversificadas culturas, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre outras nações, trabalhando temas transversais como Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.
Conforme a diretora da Escola Adolfo Back, Marili Cardoso dos Santos, diversas áreas do conhecimento são desenvolvidas e desvendadas com a inclusão deste projeto nos planos de aula. “Os alunos se divertem muito ao participarem deste projeto. Esta inserção é de grande utilidade para o ensino. Temos que explorar o torneio em toda sua dimensão educativa. Este é um trabalho de valorização do esporte como forma de alcançarmos uma melhor saúde. Nosso projeto foi feito encima do livro, “Almanaque das Copas”, do cronista esportivo, João Nassif. Estão inclusas todas as disciplinas. O que mais me surpreendeu é a vontade dos alunos de realizar as atividades. Eles se empenharam bastante”, destacou Marili.
Colaboração: Milena dos Santos
[soliloquy id=”67175″]