Refletir sobre uma doença que cresce de forma assustadora entre todas as classes da sociedade, a depressão, é o objetivo do projeto “[In]Side”. Organizado pelos fotógrafos da Like.me Fotografia, “[In]Side” resultará em uma mostra fotográfica que acontecerá em Criciúma no mês de setembro, em alusão ao Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.
De acordo com um dos fotógrafos, Arlan Rodrigues, as fotos foram produzidas a partir de relatos de pessoas que buscaram ajuda para superar a doença. O objetivo é mostrar que há saída e o tratamento pode ser bem eficaz. Além disso, o projeto visa despertar a empatia através da fotografia. Nela, retrata os sentimentos diversos de pessoas que sofrem com a depressão. “Costumamos ouvir muitas coisas erradas sobre a depressão. Muitos dizem que é coisa de gente desocupada e não é isso que ocorre. É importante que a gente não generalize o sentir, cada um sente à sua maneira”, explica.
O projeto ainda está sendo produzido e precisa de apoio com os custos para impressão das fotografias, além de outros itens necessários à exposição. Por isso, os fotógrafos uma “vakinha online” com a meta de arrecadar R$ 1 mil até o dia 15 de setembro. “Algumas pessoas já deram sua ajuda e estamos bem felizes com esse retorno. Esse projeto nasceu com a intenção de mudar pontos de vista. Além disso, busca proporcionar solidariedade às pessoas que convivem com a doença ou com quem sofre com ela. E quem sabe, motivá-las a buscar o tratamento devido”, explica Arlan.
Quem puder colaborar, pode doar qualquer valor através deste link.
Curiosidades:
– A depressão foi o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril;
– O lema da campanha mundial de 2017 é “Depressão: vamos conversar”.
– A OMS estima que mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão no mundo. Destas, 50 milhões estão nas Américas.
Agende-se:
O quê: Mostra “[In]side”
Data: 24 de setembro
Local: Teatro Elias Angeloni
Ingresso: gratuito
Colaboração: Tatiani Longo