Turma da 4ª fase do curso de Mecatrônica recebeu o desafio de solucionar um problema real da indústria durante todo o semestre
Com foco em uma aprendizagem técnica e prática, alunos da 4ª fase do curso técnico de Mecatrônica receberam o desafio de solucionarem um problema real da indústria, até o final do semestre. A iniciativa surgiu entre a parceria do Colégio Satc com a empresa Tecnnic, que contribuiu com a disciplina de Projetos e propôs uma aprendizagem prática com a turma. A fim de auxiliar no desenvolvimento da proposta, a instituição do ramo de eletrônica industrial, realizou workshops com os estudantes a partir conteúdos ligados à temática principal do projeto.
“Acreditando que toda parceria deve ser uma via de mão dupla, recebemos e aceitamos com alegria o convite dos professores para, a quatro mãos, ministramos a disciplina de projetos. A ideia foi construída através de proposição por parte nossa da Tecnnic, situações e problemáticas reais do mercado de trabalho, que deveriam ser solucionadas pelos grupos, seguindo alguns parâmetros pré-estabelecidos”, conta o diretor geral da Tecnnic, Ricardo Luiz do Santos.
Para o coordenador do curso técnico de Mecatrônica, Gilberto Fernandes, a partir da aplicação de projetos, os alunos conseguem utilizar ainda mais o conhecimento adquirido ao longo do curso. “A proposta desafia os estudantes que estão na reta final do curso, a revisarem muitos conteúdos já estudados e também a usarem a criatividade para o desenvolvimento de novas ideias e soluções”, pontua.
Projeto Inovador
Com foco em soluções para sistemas embarcados de veículos rodoviários, a problemática trazida pela empresa está ligada à um equipamento manual que detecta a inclinação de caminhões, para que o mesmo não tombe.
“Nosso objetivo é fazer um dispositivo que faça essa testagem de forma automática. Os riscos de tombamento de caminhões ocorrem em algumas vezes no momento de carga e descarga do mesmo e com a solução estudada pelos alunos, a calibração de todos os sensores instalados no veículo e o seu cálculo de angulação deverão ser feitos de forma automatizada e com uma precisão no resultado ainda maior”, explica o aluno, Vitor Garcia de Godói.
Cada grupo foi responsável pleno planejamento e construção dos equipamentos prototipados, com apoio de professores de diferentes disciplinas. “Esse foi um dos projetos em que eu mais aprendi, porque conseguimos utilizar todos os laboratórios do curso, a impressora 3D, a máquina corte a laser e tudo isso ajudou muito na minha autonomia. Cada projeto está muito único, as equipes conseguiram achar uma solução muito diferente da outra”, destaca Godói.
Para Santos que é ex-aluno da Satc, ações como essa auxiliam todos os lados envolvidos. “O aluno ganha contato com situações e problemáticas reais do mercado de trabalho, tendo vivência de uma aprendizagem prática. A Satc estreita sua relação com as empresas, entende melhor as necessidades dessas e qualifica ainda mais seus alunos. A Tecnnic contribui com o processo, ganhando mão de obra qualificada disponível e retribui em parte de toda a ajuda sempre disponibilizada pela Satc”, enfatiza.
Também a fim de incentivar os alunos, a Tecnnic disponibilizará bolsas parciais de graduação para a equipe que encontrar a melhor solução, além, de oportunizar vagas de estágio para os alunos que se destacarem ao longo das atividades.