O objetivo é promover e divulgar a língua portuguesa e, sobretudo, dar oportunidade às pessoas
O Brasil estará presente no Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra, Suíça, por meio do Varal do Brasil, associação cultural sediada na Suíça. A iniciativa é da lagunense que vive há 25 anos na Suíça, Jacqueline Aisenman, que criou a associação há seis anos, sem subsídios públicos ou privados.
Esta será a quarta participação no evento, que ocorre de 29 deste mês a 3 de maio, e acolherá sessões de autógrafos, leituras para o público infantil e bate-papo entre autores. O estande do Varal do Brasil contará também com música e uma exposição de artes plásticas.
“Será apresentado no palco chamado l’Apostrophe um momento especial com os escritores Cintia Moscovich, Marcelino Freire e Ronaldo Correia de Brito, e o carnavalesco Milton Cunha”, ressalta Jacqueline. O estande receberá mais de 30 autores para autógrafos vindos do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos, além de vários locais suíços.
O projeto surgiu em 2009 com o desejo de promover e divulgar a língua portuguesa e, sobretudo, dar oportunidade às pessoas de se expressarem. “Escrever sempre é bom, mas com um grupo de pessoas que têm o mesmo prazer, com certeza é bem melhor. Lado a lado, escritores iniciantes e consagrados. Autores brasileiros, portugueses ou de qualquer nacionalidade que escrevam na língua portuguesa. Todos participam”, destaca. Ao todo, mais de 500 autores já passaram pelas páginas do Varal.
Difusão da língua portuguesa
Em 2011, o Varal do Brasil tornou-se também Selo Editorial e, em uma parceria com a Design Editora de Santa Catarina, edita livros em português no Brasil. Conforme o site Notisul, o Varal do Brasil é marca registrada e tem registro comercial como livraria e promotor cultural.
“Formamos elos fortes na Suíça e em outros países com diversas associações e pessoas que têm vínculo e compromisso com a divulgação cultural”, conta Jacqueline. Desde 2013, o Varal é também a Association Culturelle Varal do Brasil, que tem como objetivo principal a difusão da língua portuguesa e da cultura brasileira.