Segurança

Projeto da Estrada do Farol deve ser entregue em 60 dias

A pavimentação até a Praia do Cardoso é esperada há cinco anos. E a extensão a ser asfaltada é de 2,28 quilômetros.

Foto: Divulgação / Notisul

Foto: Divulgação / Notisul

Um novo passo foi dado para a tão esperada pavimentação asfáltica do ramal da SC-100, entre as praias da Cigana e do Cardoso, no Farol de Santa Marta, em Laguna. Ontem, os engenheiros do Departamento Estadual de Infraestrutura – Dnit, os representantes da empresa que irá elaborar o projeto asfáltico, a Prosul, comunidade e empresários de diversos setores reuniram-se no local.

O secretário executivo de desenvolvimento regional em Laguna, Mauro Candemil, afirmou que o encontro foi bom e que enfim o pontapé inicial foi dado. “Todos os aspectos técnicos ficaram definidos e as adequações pedidas pela Fatma obedecidas. Agora, a Prosul entregará o projeto asfáltico em no máximo 60 dias e em breve esperamos fazer a licitação”, esclarece Candemil.

Segundo o site Notisul, a pavimentação até a Praia do Cardoso é esperada há pelo menos cinco anos. O trecho tem 2,28 quilômetros. Aproximadamente 800 metros receberam paralelepípedos, mas os trabalhos foram paralisados, há 14 meses. Enquanto a obra não fica pronta, as equipes da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR, em Laguna, realizam a manutenção do local.

"Quando o governador era o Luiz Henrique da Silveira, estava tudo pronto para ser pavimentado com asfalto, não entendi o porquê do paralelepípedo. Seria um erro se o percurso fosse dessa maneira. A estrada teria que ser fechada por causa de diversos problemas”, destaca o secretário.

SC-100

A SC-100 é um dos trechos integrantes de um projeto muito antigo do governo do estado: a efetivação da chamada rodovia Interpraias. Visa interligar o litoral sul catarinense por uma rodovia turística, entre Laguna e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul.

Turismo prejudicado

O Farol de Santa Marta é considerado um dos principais cartões postais do litoral sul. O morador João Alberto Schmitz Filho, conhecido como João Baiuka, lamenta que os turistas desistem de visitar o local por causa da dificuldade de acesso. “Como é a única entrada e dependemos diretamente do turismo, vimos uma decadência decorrente do péssimo acesso. Alguém vai colocar o carro para sair com a família e ter prejuízo? Não!”, detalha o empresário. O Farol, construído em 1891 por franceses, é considerado o maior da América Latina, com 25 metros de altura. Além disso, o cabo de Santa Marta abriga 11 praias frequentadas assiduamente por surfistas da região e de outros estados.