Educação

Projeto Clubinho da Matemática inicia atividades e reúne 250 alunos da rede municipal

A matemática começa a ser o foco dos 250 alunos inscritos no projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Cocal do Sul, Clubinho da Matemática. O trabalho teve início na última semana e contempla as escolas E.E.F. Cristo Rei e E.E.F. Demétrio Bettiol, sob coordenação das professoras Diana Morona e Maria Albertino Ghizzo.

As aulas do Clubinho acontecem nas escolas todas as sextas-feiras, com horários diferenciados para turmas de 5º ano (mirin), 6º e 7º ano (nível 1), 8º e 9º ano (nível 2). A novidade este ano é a participação dos alunos do 5º ano da E.E.F. José Perucchi, com a professora Julia Teixeira.

Durante o primeiro encontro, os alunos 6º e 7º (nível 1), 8º e 9º ano (nível 2) tiveram as aulas planejadas para despertar o raciocínio lógico. Por isso as professoras optaram em ensinar a resolver o Quadrado Mágico, uma tabela quadrada de números em que a soma de cada coluna, de cada linha e das duas diagonais são iguais.

“Sua origem não é conhecida, mas há registros de sua existência em épocas anteriores a nossa era na China e na Índia. O quadrado de nove casas (3 x 3) é encontrado pela primeira vez num manuscrito árabe, no fim do Século VIII, e atribuído a Apolônio de Tiana (I Século) por Marcellin Berthelot. Na Idade Média, os quadrados mágicos se tornaram muito populares pelo seu uso como Talismãs, onde eram associados a Planetas que atribuíam a eles o poder de atrair proteção astral para seus detentores”, explicou a professora Diana.

Para os alunos 5º ano (mirim), as professoras contaram a história do mundo mágico dos números, onde as professoras se vestiram de mágicos, fizeram truques, mostraram imagens e objetos para apresentar como chegar aos 10 algarismos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9) conhecidos por todos atualmente.

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Comunicação Prefeitura de Cocal do Sul

 

[soliloquy id=”114997″]