Durante esta quarta-feira (25), os estudantes das escolas municipais e estaduais de Siderópolis puderam conhecer melhor a história e as tradições da cultura afro-brasileira. O projeto “Brasil Africano”, desenvolvido pela arte-educadora Giselle Marques, foi apresentado aos alunos em três sessões, trabalhando o tema através da dança, da música e do teatro. A peça intitulada “Muriquinho” foi voltada à educação infantil até o 5º ano do ensino regular. Através de uma linguagem fácil e descontraída, Giselle narrou aos pequenos a trajetória dos negros desde a África até o Quilombo dos Palmares.
De acordo com a arte-educadora, o projeto auxilia na valorização da imagem da etnia negra, enaltecendo características próprias dessa cultura. “O objetivo dessa peça é fazer com que as crianças conheçam um pouco da história do Brasil, de forma que valorizem também a história do negro, que, na maioria das vezes, inicia-se erroneamente com a escravidão”, explicou.
“Essa apresentação serve como um reforço aos assuntos que já são trabalhados em sala de aula, contribuindo para a conscientização sobre as diferenças, para a valorização da cultura negra e para diminuir e combater preconceitos”, destacou a secretária de Educação, Rosângela Rossa de Souza.
Nesta sexta-feira (27) será realizada mais uma apresentação no município, voltada aos estudantes da rede estadual de educação.
Colaboração: Suelen Bongiolo Gomes