Participações em eventos e diversas ações estão programadas com o objetivo de fortalecer o Projeto Bituca no Lixo, apoiado pela Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte – Cerbranorte. Um dos novos parceiros da iniciativa é Parque Ambiental Encantos do Sul, de Capivari de Baixo.
“Ele foi escolhido por ter sido construído em uma área anteriormente degradada, que foi transformada em um espaço para a educação ambiental e o lazer, o que se encaixa perfeitamente nos ideais da campanha”, destacou uma das idealizadoras do projeto, Aline Vieira, responsável pelo marketing da Cerbranorte.
Para isso, ações foram planejadas. “Bituqueiras serão adaptadas em diversos acessos do parque, facilitando a sua utilização. Oferecer informações aos frequentadores do local sobre os males do descarte incorreto das bitucas é o objetivo principal”, explicou.
As bituqueiras estão presentes também da 14ªedição da Feagro, que está sendo realizada desde essa quarta-feira (7) até o domingo (11). Através da parceria com a Cerbranorte, o Projeto Bituca no Lixo também ganhará espaço para a divulgação durante a feira. Bituqueiras serão instaladas em diversos pontos com o objetivo de chamar atenção para causa.
“A ideia é que os fumantes as utilizem para descartar corretamente as bitucas e que conheçam um pouco mais sobre o projeto”, justifica Aline. Após o término da Feagro, as 40 bituqueiras confeccionadas para a feira serão instaladas em locais públicos de Braço do Norte.
O Projeto
O Projeto Bituca no Lixo, criado pelos alunos do 3º semestre de Publicidade e Propaganda da Unisul, em 2016, tem como objetivo conscientizar fumantes a fazerem o descarte correto das bitucas de cigarro e também informar às pessoas sobre os prejuízos do descarte incorreto.
No começo do projeto, em 2016, após diversas pesquisas e entrevistas com alunos da Unisul campus tubarão, foram adaptadas “bituqueiras”, ou seja, lixeiras específicas para o descarte das bitucas em diversos locais de fácil acesso no campus. O intuito é mudar o hábito dos fumantes por meio da informação e do estímulo para o descarte correto.
Colaboração: Comunicação Cerbranorte