Saúde

Programa Útero é Vida será realizado em Lauro Müller nesta quarta-feira

Programa Útero é Vida será realizado em Lauro Müller nesta quarta-feira

Foto: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Com o objetivo de orientar as mulheres de Lauro Müller sobre a importância do exame preventivo do colo do útero, o Governo do Município em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), promove nesta quarta-feira (10) o Programa “Útero é Vida” de prevenção do câncer do colo do útero. A ação será realizada das 8 às 16 horas, no salão festas da Igreja Matriz em comemoração ao Dia das Mães.

Serão disponibilizadas 220 vagas para a realização do exame. Durante todo período serão ministradas palestras sobre saúde e qualidade de vida. As participantes também poderão realizar exames de glicemia, sinais vitais e participar de atividades de lazer. Serão servidos lanches e almoço no local. Todas as atividades são gratuitas e contam com apoio do Sindicato Rural de Orleans e das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social. As mulheres que realizarem o exame irão receber um kit de beleza contendo vários brindes.

O Papanicolau, ou preventivo, como é popularmente conhecido, é um dos principais exames para o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero – o terceiro tumor mais frequente entre as mulheres, atrás do câncer de mama e do colorretal.

O câncer do colo do útero é o segundo mais frequente na população feminina, atrás somente do câncer de mama, e a quarta causa de morte do gênero pela doença no Brasil. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), por ano, a doença faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos.

Orientações para realização do exame

As mulheres que desejam fazer o exame preventivo não devem ter relações sexuais, usar duchas ou medicamentos vaginais dois dias antes. Além disso, a coleta não deve ocorrer no período menstrual.

De acordo com o INCA, o câncer do colo do útero demora muitos anos para se desenvolver e as células que podem desencadear a doença são descobertas facilmente por meio do exame preventivo. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas tem praticamente 100% de chance de cura.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Estudo desenvolve exame para diagnosticar esquizofrenia e bipolaridade

Hoje diagnóstico é feito com base na análise clínica do psiquiatra

Profissionais são capacitados para aprimorar técnicas de paisagismo, em Treviso

Curso faz parte do processo de reestruturação do horto municipal.

Secretaria de Agricultura e Senar promovem cursos gratuitos em Siderópolis

Inscrições abertas para cursos de Tecnologia de Aplicação de Agrotóxicos, Produção Caseira de Massas para Congelamento e Cultivo de Plantas Medicinais

Idoso indenizará atendente de hospital em R$ 10 mil por praticar injúria racial

O caso aconteceu na cidade de Içara em 2017