Iniciativa de responsabilidade social do Sicredi alcançará inicialmente os alunos de três turmas do Bairro da Juventude.
Os olhares atentos à abelha, mascote do Programa A União Faz a Vida, mostram o entusiasmo com que os alunos e professores da Escola Padre Paulo Petruzzelis, do Bairro da Juventude, em Criciúma, receberam a iniciativa. Com direito a teatro, pipoca e muita animação, o programa foi lançado nesta segunda-feira (14) na instituição. O projeto piloto atenderá inicialmente os estudantes de três turmas da escola. O A União Faz a Vida é um programa de responsabilidade social do Sicredi que, desde 1995, já alcançou mais de 219 mil crianças e adolescentes em todo o país.
Para implantar o programa no sul do estado, a cooperativa Sicredi Sul SC contou com a cooperação de alguns parceiros. Além do Bairro da Juventude, a secretaria de Educação de Criciúma autorizou a inserção da iniciativa na rede municipal. “Nós esperamos que o modelo implantado no Bairro sirva de exemplo para outras escolas daqui também procurarem a metodologia que o projeto propõe ”, disse a secretária de Educação do município, Roseli de Lucca Pizzolo.
[soliloquy id="235401"]
Mas os protagonistas do A União Faz a Vida são os professores e os estudantes. O projeto traz uma maneira diferente de aprender e ensinar. No lugar dos tradicionais giz e quadro, a iniciativa sugere que os alunos saiam a campo e descubram em conjunto conceitos como cooperação, cidadania e empreendedorismo. “Estou bastante motivada porque é um projeto que permite tirar a criança da sala de aula, fazendo-a experimentar novos aprendizados e tornando o conhecimento mais significativo”, explica a professora Denise Bonetto Monteiro, que aplicará o programa nas aulas do 4º ano do ensino fundamental da escola.
A formação dos professores que integram o programa foi realizada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). “Como assessoria pedagógica permanente do projeto, a Unesc cumpre a sua missão”, reforçou o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Oscar Montedo.
Para o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup, o programa é a concretização de um dos princípios universais do cooperativismo. “Como Instituição Financeira Cooperativa, cumprimos aqui o princípio da educação, formação e informação”, finalizou o presidente.
Sobre o A União Faz a Vida
As expedições investigativas são o ponto de partida da metodologia do Programa A União Faz a Vida. Com a mediação dos educadores, os estudantes percorrem os locais onde vivem, rompendo os limites da escola. A partir disso, são definidos os temas que serão trabalhados em sala de aula, alinhados ao currículo escolar. Assim se constrói uma forma colaborativa de compreender a realidade.
Mais informações podem ser conferidas no site: auniaofazavida.com.br.
Colaboração: Giovana Pedroso – Assessora de Comunicação e Marketing Sicredi Sul