Quatrocentas crianças da rede municipal de ensino de Orleans formaram-se no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, da Polícia Militar, na noite de terça-feira (6), no salão de festas do Morro da Santinha. O trabalho é realizado há 12 anos no município e já formou mais de 5 mil estudantes.
Os conteúdos do Proerd foram repassados às crianças pelos instrutores cabo Joelson Firmiano e soldado Gisele Delfino. O leão Daren, mascote do programa, participou e animou a formatura, que contou também com a participação da Banda Sinfônica do Unibave, regida pelo maestro Paulovik Debiasi.
Além dos alunos da 4ª série/5º ano de 15 escolas municipais, estaduais e particulares, participou da cerimônia, o tenente Daniel Comerlatto, comandante do 3º Pelotão da PM de Orleans, o prefeito de Orleans, Marco Antonio Bertoncini Cascaes, o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Coan, demais autoridades do município, diretores e professores das escolas e familiares dos formandos.
Dentre os objetivos do Proerd, está a prevenção ao uso de drogas e o fortalecimento da autoestima das crianças para que elas sejam capazes de resistir ao uso de drogas e às práticas de violência. “Este programa é muito importante, pois a Polícia Militar, nem os pais e nem a escola conseguem resolver os problemas sozinha. Mas com a união de todos conseguiremos manter as crianças longe das drogas”, afirmou o comandante.
[soliloquy id=”150744″]