O Programa Cartão Reforma, de iniciativa do Governo Federal, encerra nesta sexta-feira (6) sua segunda etapa de cadastramento de famílias. O CRAS de Maracajá recebeu autorização na semana que passou para cadastrar até 150 famílias para terem o benefício até o valor de R$ 5 mil para compra de materiais de construção e assistência técnica de profissionais da área de construção civil. As famílias interessadas devem procurar o CRAS.
Conforme a diretora municipal de Assistência e Bem Estar Social, Suelen Zandonadi, os grupos prioritários do programa são idosos, portadores de deficiências e mulheres chefes de famílias. Para participar, o candidato deve ter renda familiar bruta de até R$2.811,00, possuir um único imóvel e residir nele, ser maior de 18 anos ou emancipado, ser proprietário, possuidor ou detentor de imóvel residencial em área indicada pelo município e aprovada pelo Ministério das Cidades. O candidato ainda deve fornecer mão de obra, equipamentos e ferramentas para a execução dos serviços e possuir telefone celular habilitado para receber SMS.
É possível utilizar o cartão somente para serviços como a construção de cômodos, reforma de telhado, instalações de esgoto, pintura, reboco, adaptação para acessibilidade e coisas do gênero. Apenas lojas credenciadas estão aptas a aceitar o Cartão Reforma. Os beneficiários têm o período máximo de 12 meses para realizar as obras. O benefício não é um empréstimo e não é preciso pagar o valor ao governo federal.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Maracajá