Curso faz parte do processo de reestruturação do horto municipal.
Os profissionais que trabalham no horto municipal e na manutenção dos jardins de Treviso estão adquirindo essa semana conhecimentos importantes para que possam desempenhar ainda melhor o seu trabalho. Por meio de uma parceria entre a Administração Municipal, via Fundação de Meio Ambiente – Funtrev, e a Epagri, as equipes participam nesta quinta e sexta-feira (30 e 1º) de um curso sobre paisagismo.
Os ensinamentos são repassados pelo engenheiro agrônomo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, Elus Renato Boing. “Durante esses dois dias os nossos funcionários irão aprender técnicas sobre compostos de solo, podas de árvores, podas ornamentais, produção de flores, cuidados com os jardins e paisagismo, entre outras essenciais para qualificar o trabalho que já é realizado”, pontua o engenheiro ambiental da Funtrev, Vinicius Pasquali.
O curso oferecido essa semana é uma extensão do trabalho iniciado em 2017 e que tem como foco a reestruturação dos serviços do horto municipal. “No primeiro momento o objetivo foi de estruturação da própria parte física do horto e das atividades que eram desempenhadas aqui. Agora, é preciso suprir com mais conhecimento os profissionais que fazem o dia a dia, para que eles possam cada vez mais apresentar um serviço de qualidade”, comenta Pasquali.
As melhorias realizadas no local foram destacadas pelo prefeito Jaimir Comin. “Fizemos uma nova estufa, toda a parte da frente também foi refeita e, atualmente, temos um agrônomo responsável apenas pelo horto, que é o Danilo Bitencourt. Hoje, a produção de flores acontece totalmente dentro dessa estrutura, não é mais necessário comprar, como ocorria anteriormente. O horto tem toda a parte de plantas ornamentais, árvores nativas e ainda a produção de gramíneas para a alimentação do gado leiteiro”, relata Comin.
“É um processo que vem sendo administrado com muito carinho pela equipe da Funtrev e pela Secretaria de Agricultura, com a parceria da Epagri . É visível a transformação pela qual o horto passou no último ano. A capacitação dos funcionários é, agora, uma parte importante desse processo, pois são eles que farão o trabalho perpetuar”, completa o prefeito.
Colaboração: Bruna Borges / Comunicação Prefeitura de Treviso
[soliloquy id="295640"]