“Estávamos acostumados com a educação tradicional, agora podemos oferecer métodos diferenciados, misturando o lúdico com as lições e facilitando o aprendizado”. A afirmação é da professora Andreia Ancelmo, uma das 150 profissionais da educação de Siderópolis que receberam os certificados de conclusão nos cursos de formação continuada, oferecidos pelo Governo Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação.
Além dos certificados de conclusão, também foram entregues declarações para os participantes das capacitações que ainda estão em andamento, para que os profissionais possam acrescentar ao currículo durante as inscrições para contratação temporária de professores, os chamados ACTs, que acontece antes do término das aulas.
“A capacitação continuada é determinante para o sucesso da educação e só percebemos que as ações estão corretas quando todos os investimentos têm como foco principal o desenvolvimento dos estudantes”, destacou o prefeito Hélio Cesa Alemão. Segundo ele, “investir em obras físicas e estruturantes é importante, mas investir no ser humano garante o futuro de Siderópolis”.
Entre os cursos oferecidos estão Planejamento e Educação Ambiental, Planejamento na Educação Infantil, XIV Seminário de Educação: Desafios Contemporâneos e curso de formação para alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que já foram finalizados. Em andamento estão os cursos de Elaboração das Diretrizes Curriculares de Educação Infantil, Orientação e Boas Práticas de Alimentação para Educação de Jovens, Berçário e Educação Infantil.
“Estamos nos aperfeiçoando cada vez mais e com isso podemos oferecer uma educação de qualidade para nossos estudantes. Além disso, estamos conseguindo inserir as famílias no cotidiano das escolas e transformando a realidade da educação de Siderópolis”, enfatizou a secretária de educação, Rosângela Rossa de Souza.
O Governo de Siderópolis é responsável por três escolas municipais de ensino fundamental, quatro centros de educação infantil e um centro de educação para jovens e adultos. Atualmente são cerca de 1082 alunos na rede municipal de educação.
Colaboração: Simone Costa
[soliloquy id=”150031″]