As aulas já devem voltar ao normal a partir desta quarta-feira.
Uma assembleia realizada na manhã desta terça-feira pelos professores municipais de Cocal do Sul decidiu pelo fim da greve que já durava 15 dias. A proposta feita pelo governo municipal na noite desta segunda-feira foi aceita pelos grevistas em decisão unânime e as aulas já devem voltar ao normal a partir desta quarta-feira.
Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores de Criciúma e Região (Siserp), Maria Bárbara Teixeira, o resultado da greve foi positivo. “Nós só aceitamos, pois conseguimos chegar ao que foi exigido, que é o 22,22% que foi repassado para os professores. Tínhamos hoje na assembleia em torno de 65 professores que decidiram por unanimidade pelo fim da greve”, explica Bárbara.
A proposta que foi aceita pelos professores foi de que será repassado em primeiro de maio 14,5%, sem o retroativo dos outros meses. E no dia primeiro de dezembro o restante para completar o 22,22% será creditado aos professores.
Para Bárbara Teixeira, agora o objetivo é Siderópolis. “É o único dos seis municípios que representamos que não está pagando o 22,22%. A partir de agora vamos voltar todas as atenções para Siderópolis e conversar com o prefeito Guinga para chegar a um acordo sobre oi que é de direito do professor”, afirma.
A proposta feita pela administração de Siderópolis foi de 13,66% e tirar 5% da regência de classe dos professores, o que virariam 18,66%. Porém a proposta já foi rejeitada, pois não atinge os 22,22% exigidos e segundo os professores o governo estaria tirando de um lugar para colocar em outro.
A Tribuna
Foto: Lucas Jorge