Os professores municipais deram início às mobilizações prometidas pela categoria para a reivindicação de pontos da pauta dos profissionais que, conforme o Sindicato dos Trabalhadores na Área da Educação da Rede Municipal de Tubarão e Capivari de Baixo (Sintermut), estão emperrados desde o início do ano. Uma paralisação está programada para o dia 11.
De acordo Laura Oppa, presidente do sindicato, não são apenas os professores municipais que estão com problemas em suas reivindicações, mas os servidores municipais da área da educação em geral. “Estamos reivindicando direitos que não estão sendo dados aos trabalhadores. Se não chegarmos em um consenso com a prefeitura, vamos começar 2015 em greve”, revela Laura em entrevista para o jornal Diário do Sul.
A primeira manifestação da categoria dos servidores da educação será no dia 10, quando os manifestantes irão até a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, onde terão tempo para explanar sobre as solicitações. “Já conseguimos o espaço para falar. Os vereadores e a comunidade precisam saber da situação que os servidores estão passando, com seus direitos sendo sonegados”, afirma a presidente do Sintermut.
Já no dia 11 está prevista uma paralisação dos servidores da educação do município. “Esperamos uma grande adesão, já que o movimento foi aprovado em assembleia”, destaca Laura.