A experiência rende aulas divertidas, coloridas e com interação próxima ao convívio físico tradicional das escolas.
Professores da rede municipal de ensino de Lauro Müller têm se destacado com a produção de aulas online, durante o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Saindo da sala de aula para a internet, eles sintetizam o conhecimento e a dinâmica do currículo escolar presencial e se inserem num cenário novo para eles próprios e os alunos. A experiência rende aulas divertidas, coloridas e com interação próxima ao convívio físico tradicional das escolas.
Professores e alunos participam das aulas online desde a segunda-feira passada (20). De acordo com a Secretaria da Educação, cada estudante tem acesso às atividades em formato virtual, e também impresso, para aqueles que não tem acesso à internet. As aulas virtuais são organizadas pela Plataforma Virtual de Aprendizagem: Positivo ON, do Sistema Aprende Brasil.
Além da plataforma, os professores utilizam outras mídias e redes sociais, principalmente o aplicativo para smartphones WhatsApp.
Para os professores, a primeira semana foi de adaptação ao novo modelo. “Estamos passando por um momento de mudanças, o qual nos causa uma certa insegurança, por ser algo novo. Mas, aos poucos juntamente com a família e aluno, estamos nos adaptando. A Secretária da Educação, juntamente com a direção da creche [onde trabalho], vem nos orientando e nos apoiando nessa nova etapa”, afirma a professora Cintia Carniato. Ela é professora do Centro Educacional Infantil Criança Feliz, no Rio Bonito.
A interação entre professor e aluno ainda se desenrola, visto que as atividades online ainda estão evoluindo e se adaptando. “Não temos o contato físico, o carinho a empolgação de nossos pequenos em cada uma de suas conquistas, bem como no processo de novas descobertas e na formação do conhecimento científico”, diz a professora Heloísa Dalssasso, do C.E.I Criança Feliz, Distrito de Barro Branco. “Sabemos que isso não substitui a presença física, mas estamos fazendo o possível para este momento”, garante.
Para as aulas, os professores estão produzindo e editando vídeos para desenvolver as atividades. Muitos deles preparam o cenário, reproduzindo a sala de aula em salas de visita, cozinhas, áreas de lazer de casa. Além dos vídeos e cenários, os educadores preparam materiais, artes e atividades que são compartilhados com as crianças. Superando os limites técnicos e de estrutura, os profissionais estão atravessando as dificuldades impostas pelo isolamento e vão conectando pessoas através do aprendizado.
Em nota, a Secretaria da Educação afirma que iniciou as atividades no modelo não presencial e, a partir deste novo contexto, as escolas, junto com o corpo docente e os pais, estão trabalhando com muita responsabilidade e compromisso para que o ensino aprendizagem seja de forma significativa e prazerosa, oportunizando, assim, atividades que estejam adequadas as habilidades dos alunos.
Cerca de duas mil crianças e adolescentes estão tendo acesso à educação através atividades não presenciais, proporcionada durante o período de medidas para afastamento social imposta pela Covid-19.